Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capela Santa Maria

Romantismo europeu e estreias marcam o próximo concerto da Orquestra de Câmara

Romantismo europeu e estreias marcam o próximo concerto da Orquestra de Câmara. Foto: Divulgação

A Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta, nesta sexta-feira (19/9), às 20h, e no sábado (20/9), às 18h30, na Capela Santa Maria, um concerto dedicado à música para cordas de Mendelssohn, Reinecke e Nielsen, compositores que marcaram a tradição europeia entre o romantismo e as inovações do século 20. A apresentação também será marcada pela estreia de três músicos na orquestra, que trazem nova sonoridade ao grupo. Saiba mais no Guia Curitiba.

Sob regência do maestro Felipe Biesek, os concertos terão como solista o violinista Dan Tolomony. Os ingressos estão à venda na plataforma ZET.


O regente

Curitibano em ascensão no cenário nacional e internacional, Biesek conquistou este ano o terceiro lugar no Concurso Petrobras de Regência e atualmente é regente assistente da Orquestra Filarmônica da UFPR. Desde 2023, integra a classe de regência da Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, uma das formações mais prestigiadas da América Latina.

“É muito bom ver que a orquestra está atenta aos novos nomes da cidade. Muitos de nós saímos para estudar e trabalhar fora, mas nada se compara a fazer música em Curitiba”, afirma o maestro. Ele já esteve à frente da Real Filharmonía de Galicia (Espanha) e da Orquestra da Costa Atlântica (Portugal), além de ter sólida trajetória em ópera, com produções como Anjo Negro, de João Guilherme Ripper, no Teatro Guaíra.

Repertório

O programa percorre diferentes caminhos da escrita para cordas. De Carl Nielsen, serão apresentadas a juvenil e vibrante Suíte para Cordas Op. 1 e o melancólico Andante Lamentoso, composto em memória do pintor Oluf Hartmann. Já a Serenata para Cordas Op. 242, de Carl Reinecke, destaca-se pela delicadeza melódica.

O ponto alto da noite será o Concerto em Ré Menor para Violino e Orquestra de Cordas, de Felix Mendelssohn, escrito quando o compositor tinha apenas 13 anos, reunindo frescor juvenil e lirismo precoce. O solista será Dan Tolomony, atual concertino da Camerata Antiqua de Curitiba, que já se apresentou sob a regência de nomes como Marin Alsop e Zubin Mehta.

Novos integrantes

Após concurso realizado em agosto, três músicos passam a integrar a Orquestra de Câmara de Curitiba: o violinista Pablo dos Santos Malagutti e os violoncelistas Lucas Sampaio Ribeiro Martins e Samuel da Silva Lavesso. 

Serviço

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta A Música para Cordas de Mendelssohn, Reinecke e Nielsen
Datas: sexta-feira (19/9), 20h, e sábado (20/9), 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)
Os ingressos à venda pela plataforma ZET