A revitalização do asfalto da Rua Alberto Bernarski, no São Braz, está chegando ao fim, com a última camada de pavimento sendo colocada. A obra foi o segundo pedido mais votado no Fala Curitiba de 2024 na Regional Santa Felicidade, e contempla o trecho de 240 metros, entre as ruas José Rubens de Lima e Clara Filla.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a pavimentação está na fase final e a sinalização deve ser feita nos próximos dias. O trabalho faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que destina investimentos para infraestrutura, pavimentação, drenagem e mobilidade urbana.
“As obras de reciclagem de asfalto que estamos realizando nos bairros são respostas diretas aos pedidos da comunidade. São intervenções sustentáveis, que melhoram o dia a dia dos moradores, requalificam os bairros, trazem mais segurança, valorizam os imóveis e garantem melhor infraestrutura”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
O serviço foi realizado pelo método de reciclagem de asfalto, que é sustentável e duradouro e reaproveita o material já existente na via, reduzindo custos e impactos ambientais.
Pedido atendido
Para o comerciante Josafat Herman, dono da mercearia Armazém São Francisco e um dos moradores que participou do Fala Curitiba, a realização marca uma nova época para a rua, de maior valorização dos imóveis.
“Era um trecho muito esburacado, já vi até criança se acidentando de bicicleta e cliente furando pneu em buraco, por isso a gente se mobilizou para pedir a reforma no Fala Curitiba. Ficamos muito felizes, o asfalto valoriza o comércio e deixa mais bonito”, contou Josafat.
O Fala Curitiba é o programa municipal de consultas públicas, realizado anualmente para que a população destaque os principais pedidos, para direcionar os investimentos municipais.
O líder comunitário e trabalhador na distribuidora Souza e Cia Edson Gois elogiou o cuidado da Smop e agradeceu aos servidores que ouviram a demanda
“A gente tem um contato aberto com o pessoal da Regional Santa Felicidade, fomos lá pedir e sempre somos bem atendidos”, disse Edson.
PRO Curitiba
A obra faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, que engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.