Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cuidado com as águas

Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba é discutido por 179 moradores em audiências públicas

População participou das três audiências públicas para discutir a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba. Foto: Carlos Costa/CMC

O Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, encerrou, na noite desta terça-feira (29/4), as três audiências públicas presenciais para discutir com a população a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba (PMSB). As reuniões aconteceram no auditório da Câmara Municipal, no Centro, e nos auditórios das Ruas da Cidadania de Santa Felicidade e do Pinheirinho. Ao todo, 179 moradores participaram das três audiências públicas.

Presencialmente foram feitas 21 perguntas dos moradores sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba (PMSB). Pela internet ainda é possível enviar sugestões e perguntas até o dia 14 de maio, pela Consulta Pública que segue aberta na forma on-line. Clique aqui e participe online da consulta pública

Para quem participar pela internet, o acesso ao formulário eletrônico é feito com o login do sistema e-Cidadão.

Na Câmara, no dia 25 de abril, participaram os vereadores Andressa Bianchessi, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Serginho do Posto, líder do governo na Câmara, Tico Kuzma, presidente da Câmara, Laís Leão, Camilla Gonda e Jasson Goulart.

Também participaram o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Antônio Carlos Gerardi, o diretor do Hipervisor Urbano de Curitiba e representante do Ippuc, Oscar Ricardo Macedo Schmeiske, o diretor do Departamento de Pontes e Drenagens da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Paulo Vitor Lucca, e o gerente geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Alexander Basso.

Ao todo, houve mais de 20 intervenções durante o debate, entre manifestações de parlamentares, lideranças comunitárias e representantes técnicos da Prefeitura de Curitiba e da Sanepar. A audiência pública foi transmitida ao vivo e pode ser assistida novamente pelo canal da Câmara no YouTube

A engenheira Amanda Cancela Gonçalves, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, apresentou a nova estrutura do Plano Municipal de Saneamento Básico durante a audiência pública na Câmara de Curitiba, explicando que o documento é composto por quatro volumes: o panorama geral do saneamento em Curitiba; o plano municipal de abastecimento de água; o plano de esgotamento sanitário; e o plano de drenagem e manejo de águas pluviais. 

“Um dos maiores objetivos da revisão deste plano é adequá-lo ao novo contexto legislativo, garantindo à população o acesso a informações atualizadas sobre o saneamento”, explicou Amanda Gonçalves. Ela destacou o uso de tecnologias para monitoramento em tempo real da qualidade dos rios e da rede coletora, com sensores instalados em pontos estratégicos.