Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Os representantes do Ministério da Saúde (MS), Mariângela Simão, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente; Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital; Marília Oliveira, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, visitaram nesta quinta-feira (30/4), a estrutura do Hipervisor Urbano, diretoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Durante o encontro, os técnicos demonstraram o conceito do Hipervisor e como foram elaborados os projetos de apoio ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Dados e informações sempre foram a base do planejamento urbano de Curitiba. Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido pelo Hipervisor no Ippuc, com a evolução na análise de dados que auxilia nas tomadas de decisão”, disse Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.
O apoio ao monitoramento da dengue é um dos principais projetos desenvolvidos em parceria com a SMS, iniciado em 2024, período em que a cidade vivia uma explosão de casos da doença, com mais de 17 mil notificações de focos de mosquito. Com a identificação de áreas de maior criticidade e o trabalho com 19 camadas de informação, os modelos de monitoramento dão aos agentes de saúde informação de qualidade para elaboração de planos de ataque e bloqueio de casos.
Até agora, 2026 apresentou uma redução de 94% dos casos de dengue em relação ao mesmo período no ano anterior e uma redução de 99% em comparação ao mesmo período de 2024. Atualmente, as equipes desenvolvem modelos preditivos, afinando o sistema para indicar quando e onde poderão ocorrer novos focos e casos da doença.
“Essa capacidade analítica de dados já existentes é muito importante para resultados tão positivos”, parabenizou Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital.
Clima e saúde
A visita também formalizou a inclusão de Curitiba no grupo inicial de cidades brasileiras que participarão da implantação dos Centros de Informação em Saúde e Clima. A escolha reconhece o compromisso do município com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, com a inovação na gestão pública e com a construção de respostas concretas para os grandes desafios contemporâneos.
Os Centros de Informação em Saúde e Clima irão fortalecer a capacidade dos municípios de antecipar riscos, monitorar eventos climáticos extremos e organizar respostas rápidas, integradas e baseadas em evidências para proteger vidas.
Ao Ministério da Saúde caberá suporte técnico e apoio direto para a estruturação do Centro, incluindo investimentos em equipamentos de tecnologia da informação e recursos humanos necessários à sua implantação.
“Temos uma equipe capacitada e preparada para produzir grandes resultados. E com o Centro de Informação, vamos trazer de planejamento da saúde para a cidade”, disse Tatiane Filipak
Presenças
Além da presidente Ana Zornig Jayme, participaram da reunião Oscar Schmeisk, diretor do Hipervisor; Tatiane Filipak, secretária municipal de Saúde; Beatriz Battistella Nadas, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap); Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil Municipal; Ibson Campos, superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), além de técnicos das secretarias envolvidas.