O prefeito Eduardo Pimentel participou, na noite de quinta-feira (21/8), da reunião presencial final do Fala Curitiba na Regional Pinheirinho. Em discurso para um auditório lotado de moradores dos cinco bairros da região, ele agradeceu a escolha dos dez serviços e obras que serão incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais da Prefeitura.
“Vocês que vivem nos bairros Capão Raso, Fanny, Lindoia, Novo Mundo e Pinheirinho, que integram essa regional, me deixam muito felizes, pois mostram que acreditam no compromisso de minha gestão de uma administração municipal cada vez mais transparente e democrática”, afirmou Eduardo Pimentel.
O prefeito lembrou que, nesse segundo semestre, já foram assinadas ordens de serviço para várias obras de ruas, calçadas e drenagem que foram eleitas pela população da região no ano passado.
“Por isso, esta votação final do Fala Curitiba é o dia mais importante da construção do orçamento do ano que vem para a regional. É onde se definem as prioridades daqui do Pinheirinho”, reforçou ele.
Participação popular
Desde 2017, quando foi criado, o Fala Curitiba é uma ferramenta de participação democrática na gestão pública. Para Eroni Monteiro, integrante da Pastoral da Criança no Novo Mundo, o programa da Prefeitura é uma forma de conquistar melhorias para quem mora no bairro. “É muito importante que todos nós participemos da escolha das prioridades. Mais que ninguém, sabemos qual o problema que existe perto da nossa casa. É muito importante que todos participemos, pois é um bem para todos e assim todos participando o resultado vem mais rápido”, afirmou ela, que estava acompanhada da filha Simone Fescki.
Nelson Sponchiado, líder comunitário no Pinheirinho, fez questão de convidar o vizinho, Antônio Carlos Pontes Coelho, para participar da votação final do Fala Curitiba na regional. “A gente vem se mobilizando, desde o início do ano, para pedirmos melhorias nas ruas do bairro”, contou ele, que ao final da votação comemorou a escolha do seu principal pedido entre os dez mais votados: a abertura de um trecho da Rua Ernesto Biscardi.
Conheça as 10 prioridades escolhidas no Pinheirinho
- Construção da quadra coberta da Escola Municipal Leonel Moro;
- Abertura da Rua Ernesto Biscardi, entre as Ruas Atílio Brunetti e Otávio Saldanha Mazza;
- Reforma da Unidade de Saúde Parque Industrial (parede, chão, hidráulica, elétrica, telhado, reforma geral);
- Revitalização dos equipamentos de esporte e lazer da Regional Pinheirinho;
- Mais proteção e apoio às mulheres;
- Ampliação do número de vagas nos CMEIs na regional Pinheirinho;
- Pavimentação Rua Professor Antônio Martins Franco - Novo Mundo;
- Melhoria de equipamento da Guarda Municipal, incluindo mais módulos móveis;
- Manutenção e melhorias dos equipamentos esportivos, quadras de futebol sintético nas praças (Praça Zumbi, Gralha Azul), com manutenção da grama, iluminação;
- Ampliação de ações integradas, à população em situação de rua.
Presenças
Estiveram presentes a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; os secretários de Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e de Comunicação Social, Marc Sousa; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; a administradora da Regional Pinheirinho, Janaina Lopes Gehr; e os vereadores Lórens Nogueira, Tiago Zeglin, Marcos Vieira, Olimpio Araujo Junior e Beto Moraes.
Últimas reuniões presenciais finais do Fala Curitiba
22/8 (sexta-feira)
Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)
Todas as reuniões começam às 19h.