Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Orgulho de Curitiba

Referência pediátrica no SUS Curitibano, Pequeno Príncipe é reconhecido como centro de excelência pelo Ministério da Saúde

Referência pediátrica no SUS Curitibano, Hospital Pequeno Príncipe é reconhecido como centro de excelência pelo Ministério da Saúde. Foto: Wynitow Butenas

O Hospital Pequeno Príncipe, referência em saúde infantojuvenil no Brasil e orgulho de Curitiba, acaba de ser incluído na seleta lista de instituições reconhecidas como centros de excelência pelo Ministério da Saúde.

Ao lado do hospital ACCamargo, de São Paulo, o hospital curitibano é um dos dois novos integrantes do grupo, que já conta com hospitais como Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e HCor, todos em São Paulo, e o Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul.

A inclusão reforça o papel estratégico do Pequeno Príncipe na rede nacional de atenção de alta complexidade pediátrica, além de reconhecer sua atuação de excelência, inovação e humanização no atendimento.

Maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe realiza mais de 21 mil internações e 20 mil procedimentos cirúrgicos por ano. Atualmente, cerca de 60% dos atendimentos são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a relevância do hospital para a cidade e para o Brasil.  

“Curitiba se orgulha de ser a casa do Hospital Pequeno Príncipe, que representa o cuidado, a ciência e o amor à infância. O reconhecimento do Ministério da Saúde confirma o valor de um trabalho centenário que transforma vidas todos os dias”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, celebrou a conquista. “O Pequeno Príncipe é parceiro histórico da rede municipal de saúde, especialmente no cuidado das nossas crianças em situação mais complexa. O reconhecimento é mais que merecido e traz ainda mais visibilidade à excelência do SUS Curitibano”, disse.

“Para nós é uma grande responsabilidade estarmos em grupo tão seleto e sermos o primeiro hospital do Paraná a cumprir todos os critérios da avaliação. Isto nos energiza para fazermos mais e melhor pelas nossas crianças”, destaca o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

Outras conquistas

Além do reconhecimento nacional, o hospital curitibano também tem destaque internacional e figura há quatro anos na lista dos 250 melhores hospitais especializados do mundo da revista norte-americana Newsweek. Foi o único hospital exclusivamente pediátrico da América Latina a receber a distinção.

Reconhecido como uma das instituições de saúde mais sustentáveis do mundo, o hospital recebeu em 2024 o prêmio ouro em resiliência climática no Health Care Climate Challenge, promovido pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, por suas ações de preparação para o enfrentamento de eventos climáticos extremos e das mudanças nos padrões de doenças.

Além disso, é pioneiro em iniciativas de humanização, como o programa "Família Participante", que permite a permanência de acompanhantes durante toda a internação. O hospital também oferece acesso à educação, cultura e lazer para os pacientes, promovendo um ambiente de cuidado integral.