Ir para o conteúdo
Banco Municipal de Ração

Rede de Proteção faz o repasse de ração para ONGs e pessoas em situação de vulnerabilidade de Curitiba

As entregas de ração foram feitas no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), no CIC

Programa Banco Municipal de Ração, da Prefeitura, realiza repasse de ração para ONGs e associações de protetores de animais de Curitiba. Curitiba, 15/09/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A semana ficará mais tranquila para 13 ONGs de protetores animais de Curitiba que cuidam de cães na cidade. Nesta terça-feira (15/9), a Rede de Proteção Animal fez o repasse de 6,5 toneladas (6,5 mil kg) de ração do programa Banco Municipal de Ração, da Prefeitura de Curitiba. Outras 170 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e são acompanhadas pela Rede de Proteção Animal também receberam rações para auxiliar na alimentação dos seus cães. 

Pelo site da Rede de Proteção Animal agora também é possível acompanhar a quantidade de ração para cães e gatos que é arrecadada, como também o total repassado para ONGs, associações, para os protetores independentes de animais da cidade e para pessoas em vulnerabilidade.

Batizada como Tonelômetro, a ferramenta no site mostra a quantidade de toneladas arrecadadas e repassadas pelo Banco Municipal de Ração. “Essa é uma novidade e uma inovação que implantamos para que todos os protetores de animais, as ONGs, e sociedade em geral tenham acesso às informações e acompanhem as entradas e saídas de ração”, explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Os números atuais do Tonelômetro mostram que em 2026 já foram arrecadadas 53,35 toneladas de ração para cães e 3,5 toneladas de ração para gatos. Os repasses de ração para ONGs, protetores independentes e pessoas em vulnerabilidade somam 39,7 toneladas de ração para cães e 3,1 toneladas de ração para gatos.


Ajuda importante

Para Thaysse Pamela Pereira Carvalho, voluntária da ONG Audote um Amiguinho, os pacotes de ração recebidos nesta terça-feira (15/9) do Banco Municipal de Ração vão ser uma ajuda importante para alimentar os cerca de 300 cães mantidos pela ONG.

“É um alívio que traz para a gente. Uma semana a menos que temos que batalhar. No total são quase 400 quilos de ração semanais. Porque além do abrigo que a gente tem, a gente trata os cães de rua também”, explicou Thaysse.

OUÇA AQUI
Thaysse Pamela Pereira Carvalho, voluntária 

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Quem quiser ajudar a ONG, ou conhecer os cães para adoção, pode entrar pela conta do Instagram @audoteumamiguinho

As entregas de ração foram feitas no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), no CIC.

Doações

“Todos podem ajudar a manter o Banco Municipal de Ração, fazendo doações de ração e também com doações financeiras eletrônicas, feitas inclusive via Pix”, disse Evaristo.

As doações serão exclusivamente destinadas à aquisição de rações e produtos alimentícios para cães e gatos e podem ser feitas utilizando a chave Pix que é o e-mail institucional: protecaoanimal@curitiba.pr.gov.br.

A novidade está determinada na Lei nº 16.682, sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel em março deste ano.

Banco Municipal de Ração

Criado em 2019 pela Lei Municipal 15.449/2019, o Banco Municipal de Ração, através de arrecadações próprias e em parcerias, já destinou 305,6 toneladas de rações comerciais para cães e gatos resgatados das ruas da cidade.

Esse total garantiu aproximadamente mais de 2 milhões de refeições para animais resgatados em situação de risco por ONGs e protetores independentes, além daqueles mantidos por pessoas em condição de vulnerabilidade social.

O programa incentiva e auxilia no trabalho de ONGs e protetores de animais e todo mundo pode entregar doações de ração no Crar (Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC), desde pessoas físicas até empresas.

ONGs que receberam ração nesta terça-feira (15/9)

  • Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
  • ONG Associação Adote com Consciência
  • ONG Associação Amigo Guaipeca
  • ONG Associação Audote um Amiguinho
  • ONG Associação do Amigo Animal
  • ONG Associação Projeto Ajudei
  • ONG Associação Violeta Vive
  • ONG Associação Vira Lataz
  • ONG Instituto Acolha Bicho
  • ONG Instituto Aumigão
  • ONG Instituto Fica Comigo
  • ONG Médicos de Rua
  • ONG Proteção Animal