Participantes do Vida Nova, iniciativa do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), puderam aprender sobre os cuidados com a visão, nesta quarta-feira (3/9), em mais uma atividade do programa que proporciona atividades a aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba.
Eles participaram de palestra com o oftalmologista Gil Wendler, no auditório do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores ativos e aposentados da Prefeitura de Curitiba, no Rebouças.
Com o tema Como cuidar da visão, o médico apontou três pilares essenciais para o autocuidado ocular das pessoas idosas: proteção, prevenção e sinais de alerta. Ele ressaltou a importância de consultas regulares com oftalmologistas, mesmo que não haja sintomas evidentes.
“É importante que o aposentado use óculos que possuam proteção contra raios ultravioleta (UV) e use regularmente colírios lubrificantes, as chamadas ‘lágrimas artificiais’”, recomendou o especialista.
Destacou ainda a importância de uma alimentação saudável, rica em vitaminas, em especial as do complexo A, C e E. O médico cita entre os alimentos, peixes, ovos, vegetais de folhas escuras, nozes e frutas cítricas.
Quem tem doenças que afetem a visão, como diabetes e hipertensão, devem ter ainda mais cuidado, com consultas semestrais.
O oftalmologista apontou sinais de alerta que podem ser observados pelos idosos e pelas pessoas próximas a eles e que exigem avaliação médica: dor súbita, embaçamento ou piora repentina da visão, flashes luminosos, moscas volantes, lacrimejamento, vermelhidão, secreção amarelada.
Oportunidade
A servidora aposentada Joína Proença, de 81 anos, viu a palestra como uma oportunidade de conhecer mais sobre cuidados oculares e como aplicá-los a sua rotina.
“Quando a gente assiste uma palestra, temos que sair daqui pensando no que eles disseram e, dentro do possível, encaixar na nossa vida. Então, por exemplo, se o ar estiver seco, já vou saber que preciso pingar o colírio no olho”, disse. Ela contou que fez cirurgia de catarata há um ano.
Joína faz parte do Vida Nova, programa reiniciado neste ano e conta que tem participado de palestras e demais eventos do programa.
Boa Vida
A apresentação sobre a visão foi resultado da parceria entre o IPMC e o ICS, que promove o programa Boa Vida, com orientação sobre os cuidados físicos e emocionais que os beneficiários idosos devem observar para que tenham mais qualidade de vida.
Para a coordenadora do Boa Vida, a assistente social Jaqueline Consulin, as palestras funcionam como um aprendizado para os aposentados e uma oportunidade de tirarem dúvidas que muitas vezes não são abordadas durante uma consulta.
“A adesão dos aposentados é grande, pois eles gostam de palestras que envolvam o autocuidado e higiene, por exemplo. Também é uma oportunidade de amigos de longa data se reencontrarem e conversarem”, comenta.
No próximo dia 17, os integrantes do Vida Nova terão a oportunidade de participar de mais uma palestra do Boa Vida. O psicólogo Luiz Eduardo Costa vai abordar o tema Neuropsicologia do envelhecimento, no auditório do ICS, às 14h30.
O que vem por aí
O Programa Vida Nova realiza diversas atividades voltadas aos aposentados e pensionistas do IPMC, com a programação disponibilizada para consulta no site. Confira os próximos eventos agendados:
PMC Conecta: Aulas de Inclusão Digital - Aulas práticas para aprender a lidar melhor com o celular! Em parceria com a Celepar
Data: 16, 17 e 18 de setembro de 2025 (terça, quarta e quinta)
Horário: das 14h às 17h
Local: Edifício Delta - Imap - 10º andar - Sala 1002
Vagas: 40 participantes
Valor: gratuito
Palestras do ICS - Programa Boa Vida: Neuropsicologia do envelhecimento
Palestrante: psicólogo Luiz Eduardo Costa
Data: 17/09/2025
Horário: 14h30
Local: ICS - Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças – Auditório
Total de Vagas: 25
Valor: gratuito
Palestras do ICS - Programa Boa Vida: Transtornos de humor na terceira idade – como lidar com altos e baixos emocionais
Data: 1/10/2025
Horário: 14h30
Local: ICS - Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças – Auditório
Total de Vagas: 25
Custo: gratuito