Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Premiação destaca atletas, paratletas e técnicos que colocaram Curitiba no pódio

Solenidade de entrega do prêmio Mérito Esportivo 2018, para os atletas curitibanos que se destacaram ao longo de 2018. Curitiba, 11/12/2018. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O prefeito Rafael Greca entregou, na tarde desta terça-feira (11/12), prêmios para os atletas curitibanos que se destacaram ao longo de 2018. O Mérito Esportivo 2018, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), distinguiu com troféus os atletas que se destacaram em diversas modalidades esportivas no Paraná, no Brasil e internacionalmente. Os cerca de 150 atletas e paratletas foram recebidos no Salão Nobre da Prefeitura.

Este ano Curitiba se tornou heptacampeã dos Jogos Abertos Paraesportivos do Paraná, realizados em Londrina, e foi tricampeã dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), em Toledo. “Quero cumprimentar a todos, os professores e técnicos da Smelj, os nossos campeões, os atletas olímpicos e paralímpicos, os vitoriosos recentemente agraciados em Guaratuba, os que nos trouxeram os troféus dos Jogos Paralímpicos do Paraná”, disse o prefeito ao saldar os presentes, na companhia da primeira-dama, Margarita Sansone.

Atualmente, os programas da Smelj e de Incentivo ao Esporte contemplam 11 mil atletas da cidade.

Curitiba premiada

Além de destacar a importância de incentivar o esporte, o prefeito também falou que a cidade tem obtido destaque em outros campos. “Ganhamos um prêmio na cidade de Puebla, no México, no Encontro Latino-Americano de Cidades Inteligentes: o aplicativo Saúde Já venceu o prêmio de melhor instrumento de democratização do atendimento à saúde de todas as cidades das Américas”, citou.

Greca também relatou que Curitiba ganhou um troféu de Cidade Sorriso, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia, por ser a cidade com melhor atendimento dentário e odontológico do Brasil. “Nós temos o melhor serviço público de odontologia do Brasil”, pontuou o prefeito.

Vale do Pinhão

O prefeito ainda lembrou que os esforços da cidade em criar um ecossistema de inovação e tecnologia estão sendo recompensados. “Nós também ganhamos o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Brasil, com o programa Vale do Pinhão, através do ranking das universidades brasileiras e pelo grupo que avalia a conectividade”, comemorou. Greca também explicou que Curitiba é uma cidade inteligente até no sentido de direitos dos deficientes.

“Nós fizemos um prêmio municipal de ideias de inovação e vieram 53 projetos voltados para as pessoas com deficiência. Tem de tudo: até tradução do Código do Direito Civil em libras, até a possibilidade dos cegos poderem frequentar uma exposição de pintura com código de cores em braile e uma moda para de roupas específica para deficientes”, disse.

Além disso o prefeito citou que as inovações concebidas aqui na cidade já estão ganhando o mundo como é o caso robô Adam que faz exame de visão, e que agora está trabalhando na África. O equipamento foi levado pela Microsoft para as missões africanas para detectar doenças na população mais pobre.

Por último, o prefeito falou sobre o prêmio conferido a Curitiba no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, na Feira de Barcelona. “Perdemos só para a cidade chinesa de Xangai, que tem um orçamento de 180 milhões de euros, muito maior do que o nosso. Isso não é perder”, ressalvou.

Esportes

Voltando ao tema do esporte, o prefeito comentou sobre troféu de incentivadores do esporte, entregue pela Smelj a ele. “Quem ganhou medalha pode terminar o ano feliz, mas nós podemos dizer que todos os curitibinhas atletas, os olímpicos e paralímpicos, são campeões e vencedores. Viva Curitiba!”, comemorou o prefeito.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, elogiou a disposição do prefeito Rafael Greca de dar prioridade ao esporte. “Para vocês terem uma ideia, em nove meses eu entreguei em Curitiba seis obras que custaram mais de R$ 30 milhões. Foram duas praças olímpicas, as praças Afonso Botelho e Oswaldo Cruz, que estavam paradas, dois Clubes da Gente, com piscinas maravilhosas que se equiparam aos melhores centros de natação e atividade física”, disse o secretário.

Além disso, ele citou que a Smelj atende mais de 30 mil pessoas ao mês e promove mais de 400 eventos por ano. “Isso equivale a mais ou menos oito eventos por final de semana, que impactam em mais de 250 mil pessoas”, explicou.

Trautwein citou que não são só obras grandes, mas que Curitiba também está atenta dando a oportunidade para a população ter acesso ao esporte e lazer. “Existe um esforço feito pelos administradores regionais e técnicos da Prefeitura que atuam nesse sentido e o resultado é a materialização de campinhos, quadras de esportes que não recebiam revitalização há 20 anos, como é o caso das existentes na Arthur Bernardes e na Praça Ouvidor Pardinho”, disse o secretário.


Foram premiados os seguintes atletas, técnicos e incentivadores do esporte:

- Prefeito Rafael Greca: Campeão Geral dos Jogos.

- Marcelo Neves - Associação Maestro da Bola, Projeto do Craque Ricardinho

- Marcelo Ribaski - Associação que Realiza o Projeto Leões do Vôlei do Gigante Emanuel

- Governo do Estado – Projeto Esporte para Toda Vida

- SESC – Projeto Aprender e Jogar

- Vera Lins Afonso da Costa - representante das 34 Entidades conveniadas ao projeto 


Projeto Seleções de Desempenho:

Técnicos das Modalidades: Atletismo, basquetebol, ciclismo, corrida de orientação, futsal, ginástica artística, vôlei de praia, futebol de cinco para deficientes visuais.


Destaque Esportivo:

- Associação Mestre Kato – Programa Esgrima na Praça Afonso Botelho.

- Federação Paranaense de Judô – Diversas competições em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Presidente: Luiz Iwashita 

- Instituto de Promoção ao Para Desporto - Presente em todas as edições do    PARAJP’S Modalidade Vôlei sentado.

Presidente: Flávio Toledo 

- Paratleta Vitor Tavares do Parabadminton Classe SS6, que conquistou Medalha de Ouro nas modalidades simples e dupla no 4º campeonato Brasileiro.

- Gustavo Francisco Saldo da Natação que bateu cinco recordes, quatro individuais e um Revezamento no Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação de Inverno. Representado pelo seu pai Gustavo Obroslak Saldo.

 - Gabriela Harume de Holanda Iwata do Badminton, que foi Campeã dos Jogos da Juventude do Paraná, Campeã dos Jogos Escolares do Paraná;

- Davi Iemanczuk do Judô, Campeão dos Jogos da Juventude do Paraná, Campeão dos Jogos Escolares do Paraná;

Beatriz Silva de Souza do Judô que foi Campeã dos Jogos da Juventude do Paraná, Campeã Paranaense Sub-18, 3º lugar Brasileiro sub-18. 


Mérito Esportivo de Curitiba:

Representa uma distinção honorífica com a qual são agraciadas as personalidades locais que tenham, notoriamente, contribuído para promover o nome da cidade de Curitiba no cenário desportivo Nacional ou Internacional.

Fernanda Goeij e Rafaela Raurich – idade: 18 anos, atletas da natação, resultado histórico e inédito. Pela primeira vez na história da natação feminina, Prata no Revezamento 4 x 100m nado livre feminino, nas Olimpíadas da Juventude em Buenos Aires.

- Barbara Domingos, idade: 18 anos, atleta da ginástica rítmica, fez história e conquistou a Medalha de Bronze na série de fita, no campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica 2018 - Lima/Peru. Campeonato Sul-Americano, 5º lugar no individual geral e o 3º lugar por equipes. 

Lucas Amorim de Lima, idade: 18 anos, atleta de tênis de campo, participação do primeiro tenista do Instituto Ícaro em um torneio profissional. Campeão Brasileiro de duplas;

Alexandre Camargo, idade: 18 anos, atleta da esgrima, na espada masculina juvenil, conquistou o 1º Ouro para o Brasil no Pan-Americano de esgrima juvenil e cadete, na Costa Rica; foi representado pelo seu pai, Marco Pereira de Camargo, pois está representando o Brasil em uma Competição Internacional na Itália.

Diogo Ratacheski, idade: 35 anos, paratriatleta. Fez história no Hawaii, participando do Iron Man World Championship, em Kona. 4º lugar no seu primeiro Ironman Full;

 - Vitor Gonçalves Tavares, idade: 18 anos, paratleta de Badminton Classe SS6, Ouro – Simples e Duplas, medalha de Ouro no Campeonato Brasileiro de Parabadminton;

Mari Christina Santilli, idade: 40 anos, paratleta da canoagem, Ouro Campeonato Pan-Americano de canoagem velocidade e paracanoagem, dartmouth – can, kl3 200m feminino, 4º lugar no campeonato mundial de canoagem velocidade, montemor-o-velho – por, kl3 200m feminino sênior final;

Iryna Ilyashenko, idade: 58 anos, Técnica da Ginástica Artística, treinadora da seleção brasileira, revelou atletas como Dayane dos Santos, no momento, acompanhou a Seleção Brasileira no Mundial de Doha, Catar, com as atletas da Cegin,  Anna Júlia dos Reis e  Thais Fidelis;

Carlos André Gusso Kussumoto, idade: 35 anos, Técnico de Judô, faixa preta 3º Dan, coordenador técnico do judô, jogos da juventude do Paraná, organizador dos eventos, Copa Paraná de Judô, Festival Esporte+Escola=10 (EE10) com cerca de 3.000 participantes. 


Prêmio Mérito Esportivo 2018 à Ginasta Bárbara Domingos.