A Prefeitura de Curitiba iniciou esta semana a recuperação do pavimento da Rua Prodócimo Lago, no bairro Taboão, no trecho entre a Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas e Eugênio Flor.
A Rua Prodócimo Lago dá acesso à PR-092, a Rodovia Minérios, que conecta Curitiba com os municípios de Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul. Em razão disso, a via é rota do transporte coletivo metropolitano e por ela passam as linhas A07-Tamandaré/Praça 19 de Dezembro, A72-Jardim Paraíso/Praça 19 de Dezembro e Jardim Marrocos/Praça 19 de Dezembro.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a intervenção vai recuperar 1.400 metros da rua e faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
A finalidade da obra é restaurar a camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento. Durante o andamento das obras, os motoristas precisam ter atenção para bloqueios de trânsito parciais e variáveis, de acordo com evolução dos trabalhos.
Reciclagem do pavimento
De acordo com Dorli Moreira, encarregado da Smop para os trabalhos, a previsão é de que a intervenção na Rua Prodócimo Lago seja concluída até o fim de janeiro, se as condições do tempo permitirem.
Ele explicou que o método utilizado para recuperar o pavimento é o da reciclagem, que transforma vias desgastadas em pavimento renovado e mais resistente.
“A técnica consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado, que é misturado com cimento e compactado para formar uma nova base para a nova pavimentação e, por último, a aplicação de duas camadas de asfalto”, disse.
Somente após a aplicação da segunda camada de asfalto as vias recebem a sinalização horizontal e são concluídas. Até que isso aconteça, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.
Obra aprovada
Roberto Cecon, que mora na região desde que nasceu, disse a requalificação da rua vai beneficiar muito a região.
“Tudo que tiver benefício melhora, isso não tem dúvida. Dá um atrapalho no pessoal durante a obra, mas depois passa, Faz parte do dia a dia”, comentou o morador.
OUÇA AQUI
Roberto Cecon, morador.
Outra moradora contente com o alvoroço das máquinas é Ismália Domingues, que reside na Rua Prodócimo Lago há 20 anos.
"Eu estou achando maravilhoso e nós já estávamos precisando dessa revitalização, ainda mais que o bairro Taboão está crescendo muito. É uma obra bem feita, pelo que eu estou vendo. Nosso dinheiro está sendo bem empregado”, avaliou a moradora.
OUÇA AQUI
Ismália Domingues, moradora.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.