Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Trânsito seguro

Prefeitura orienta motoristas sobre respeito à faixa de pedestres

Agentes de trânsito e guardas municipais estão desenvolvendo uma ação de respeito do motorista em cruzamentos não semaforizados com faixas de pedestres. Curitiba, 02/09/2019. Foto: Divulgação

 

Agentes de trânsito e guardas municipais estão orientando motoristas em cruzamentos com faixas de pedestres e sem samáforos. Nesta primeira semana a ação acontece em ruas da região central.

A ação educativa começou na manhã desta segunda-feira (2/9) e continua nos próximos dias, em dois períodos: das 7h30 às 9h30 e das 16h às 18h. Até sexta-feira (6/9), a atividade será levada a cruzamentos centrais movimentados, como nas ruas Dr. Muricy, Visconde de Guarapuava e Avenida Paraná.

Durante a primeira atividade educativa, nesta manhã, motoristas que espontaneamente pararam para a travessia do pedestre foram elogiados por agentes e guardas.

Os pedestres também foram orientados para que atravessem nos cruzamentos com faixas ou, na inexistência da sinalização horizontal, nas proximidades de esquinas, em linha reta, após olhar para os dois lados da rua.

“A faixa de pedestres é o local indicado para atravessar a rua com segurança. Mas o motorista também precisa ter consciência, reduzir a velocidade, parar e dar a preferência ao pedestre”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Nos cruzamentos semaforizados, o pedestre deve aguardar o sinal ficar fechado para os veículos para que possa atravessar sem risco.

Até o fim deste mês de setembro - dentro do qual acontece a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 - vários bairros receberão a atividade, para que o pedestre se sinta mais seguro ao fazer a travessia.

Dados

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito registrou 7.254 infrações de trânsito relacionadas ao desrespeito à faixa de pedestres, de janeiro até o início de agosto.

As irregularidades incluem três enquadramentos distintos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB): estacionar sobre faixa destinada a pedestre (artigo 181, VIII), parar sobre faixa destinada a pedestres (artigo 182, VI) e parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (artigo 183).

Em 2018, foram 49 mortes de pedestres na cidade, conforme análise do Programa Vida no Trânsito. A categoria foi a segunda que mais morreu no trânsito no período, atrás dos motociclistas, que tiveram 61 mortes.

 

Cruzamentos com ação educativa até o fim da semana

Rua 24 de maio: entre Dr. Pedrosa e Visconde de Guarapuava
Avenida Affonso Camargo x Francisco Torres
Rua Alferes Angelo Sampaio, 2.300
Rua Augusto Stellfeld x Alameda Pres. Taunay
Avenida Paraná x Ver. Garcia Rodrigues Velho
Rua Brigadeiro Franco x Princesa Izabel
Rua Des. Motta x Princesa Izabel
Rua Dr. Muricy x Visconde de Guarapuava
Dr. Muricy x José Loureiro
Inácio Lustosa x Mateus Leme
Praça Rui Barbosa x Senador Alencar Guimarães
Avenida Silva Jardim, 613 (Avenida Marechal Floriano)
Avenida Senador Souza Naves x Presidente Rodrigo Otávio
Avenida Visconde de Guarapuava x Bruno Filgueira    
Avenida Visconde de Guarapuava x Nunes Machado
Avenida Visconde de Guarapuava x Odin Ferreira do Amaral
Avenida Visconde de Guarapuava x Silveira Peixoto
Avenida Visconde de Guarapuava x Dr. Muricy