Ir para o conteúdo
Infraestrutura

Prefeitura instala muro de gabião para conter erosão na margem do Canal Belém

Trabalho está sendo executado no trecho entre as ruas Presidente Pádua Fleury e Coronel Antônio Ricardo dos Santos

Implantação de muro de gabião no Canal Belém, no Hauer. Curitiba, 03/08/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

O bairro Hauer está recebendo uma intervenção importante para conter a erosão do córrego Canal Belém e prevenir alagamentos. O local está recebendo a instalação um muro de gabião (estrutura de bolsões de pedra), utilizada para conter a erosão.

A intervenção está sendo realizada por equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), no trecho entre as ruas Presidente Pádua Fleury e Coronel Antônio Ricardo dos Santos, que está bloqueado para o trânsito de veículos. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 30 de setembro, se as condições do tempo permitirem.

Drenagem segura

O trabalho consiste em fazer a contenção da margem do Canal Belém, com a execução de um muro de gabião de 70 metros de extensão. O muro de gabião é uma estrutura formada por telas metálicas preenchidas com pedras, utilizada para conter a erosão do solo e permitir a drenagem segura da água.

O objetivo é interromper o processo de erosão identificado no local, que já estava atingindo o pavimento da Rua Canal Belém - Marginal Oeste, e contribuir para a prevenção de alagamentos, uma demanda apresentada pelos moradores do entorno.

De acordo com o Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, para preparar a margem do córrego para receber a estrutura, estão sendo usadas máquinas escavadeiras para fazer o corte de terra em um volume de 1.215 metros cúbicos no local. O muro está sendo confeccionado com uma altura de 6 metros em duas etapas: a primeira fase 40 metros e a segunda 30 metros.

Obra necessária

O senhor Luiz Cláudio Pereira, que mora há 63 anos na Rua Canal Belém, acompanha o trabalho das equipes com muito interesse.

“Está ficando muito bom. Eu acompanho daqui de casa o trabalho do pessoal e vejo que o que está sendo feito é para melhorar e isso é ótimo”, disse o morador.

Vizinha do Seu Luiz, Aline Mariano de Oliveira também ficou contente com a evolução dos trabalhos no córrego Canal Belém.

“Estou gostando muito. É um serviço necessário porque a rua estava caindo dentro do rio o que tornava este trecho perigoso. Isso também vai ajudar a conter a água. Acho que vai ficar muito bom”.

PRO Curitiba

O serviço integra o PRO Curitiba, o maior programa de obras e reformas da história da cidade, que prevê mais de R$ 6 bilhões em investimentos até 2028, para melhoria da infraestrutura urbana, da mobilidade e da qualidade de vida da população.