Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Rosto da Cidade

Prefeitura entrega Casa Frederico Kirchgässner recuperada

O primeiros imóvel particular a ser incluídos no programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (12/4). A Casa Frederico Kirchgässner recebeu pintura na cor original e aplicação de resina antipichação, que facilita a limpeza em caso de vandalismo. Na imagem, prefeito Rafael Greca participou da entrega. Curitiba, 12/04/2019 Foto:Luiz Costa/SMCS

O primeiro imóvel particular incluído no programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (12/4). A Casa Frederico Kirchgässner, no São Francisco, recebeu pintura amarela, sua cor original, e aplicação de resina antipichação, que facilita a limpeza em caso de vandalismo.

Para marcar a entrega, o prefeito Rafael Greca fez o descerramento da placa que indica a participação do imóvel no programa Rosto da Cidade e traz um QR-Code com informações sobre a casa. “No momento em que o mundo celebra os 100 anos da Escola Bauhaus, um movimento de renovação da arquitetura, devolvemos a Casa Frederico Kirchgässner com pintura renovada e resina antipichação”, registrou o prefeito.

Greca lembrou as características da construção, que trazia linhas modernas, apartamento privativo para o casal e banheiro no quarto, o que era totalmente incomum para o ano de 1930, quando a residência ficou pronta. “Ao devolver a casa, só temos a exaltar a memória deste grande arquiteto que hoje completaria 120 anos”, disse, ao lado do filho de Frederico, Arwed Kirchgässner, da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, e da presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro.

Arwed contou que 12 de abril é a data em que seu pai nasceu. "Não posso imaginar melhor maneira de celebrar do que com a sua casa com a pintura original e sem pichações”, lembrou.

Até alguns anos atrás, Arwed vivia no imóvel que fica na esquina das ruas 13 de Maio e Portugal. “Era praticamente impossível manter as paredes sem pichação. É uma satisfação enorme ter feito parte desse programa”, comentou.

Rosto da Cidade

Estão em fase final os trabalhos de restauro dos imóveis públicos inseridos na primeira etapa do programa. São 16 construções, além das trincheiras da Rua Treze de Maio, Travessa Nestor de Castro e da Inácio Lustosa.

Já a segunda etapa foi viabilizada com a aprovação da Lei 15.388/2019, que instituiu o Programa Rosto da Cidade para imóveis particulares. Eles são inscritos por meio de pedidos de adesão, encaminhados a uma comissão para Avaliação de Relevante Interesse para Recuperação da Paisagem.

Caso aprovado, o imóvel particular é incluído, o município faz a pintura e o responsável deve comprometer-se com a manutenção.

Já estão em andamento a pintura do Hostel Matilda, na Rua Mateus Leme; e do Edifício Confiança, na Rua 13 de Maio, ao lado da casa entregue nesta sexta-feira. A síndica Adriana Bley de Noronha elogiou a rapidez da análise para a adesão e dos trabalhos, que já se encontram avançados. “Já notamos uma grande diferença no prédio”, reforçou.

Os administradores do Condomínio 13 de Maio, próximo do Edifício Confiança, já estão preparando a adesão. “A rua agora é outra, as pessoas andam aqui com mais tranquilidade desde que começaram as pinturas e o despiche”, avaliou Leonor Dias de Menezes, ao lado do marido, Paulo Furlan.

Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc, em parceria com a Fundação Cultural e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. Além da pintura, prevê intervenções nos monumentos, iluminação pública e acessibilidade.

Identificação

Os imóveis recuperados ganham placas com QR Code com os dados das edificações, que poderá ser acessado por smartphones. A identificação dos edifícios faz parte do Projeto Arquivo, desenvolvido pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), parceira da Prefeitura no Rosto da Cidade.

Presenças

Familiares e amigos de Frederico Kirchgässner prestigiaram a entrega. Estiveram presentes, também, o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; e o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.

Equipes do Ippuc e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsáveis pelo planejamento e execução das ações,  também participaram da solenidade.