Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Calçamento

Prefeitura define a finalização das obras da calçada do Batel

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Curitiba anunciou a solução encontrada para a obra das calçadas da Avenida Batel. -Na imagem, calçada em Granito. Curitiba, 14/01/2013 Foto:Jaelson Lucas/SMCS

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Curitiba anunciou a solução encontrada para a obra das calçadas da Avenida Batel. A decisão, compartilhada com representantes de empresário da região, é que os mil metros de granito já adquiridos serão colocados. O restante do pavimento será revestido de blocos de concreto.

No total, a obra terá 5.200 metros quadrados. Foram colocadas pedras em 180m² de calçamento. O granito foi adquirido por R$ 149 o metro quadrado. Já os blocos de concreto terão um custo de R$ 65 o metro quadrado.

Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, a solução foi encontrada após diálogo com a comunidade. “O prefeito Gustavo Fruet buscou a solução a partir de conversas com todos os envolvidos”, disse. "Foi uma solução democrática, que satisfaz tanto o interesse público quanto a comunidade da região", afirmou o presidente da regional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu.

Participaram da reunião, além de Sérgio Pires, o secretário de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse; o dirigente da Curitiba Turismo, Paulo Colnaghi; representantes dos donos de bares e restaurantes e comerciantes da Avenida Batel.

 “Decidimos que o material que foi adquirido será aproveitado, pois a substituição total do piso traria novos custos à Prefeitura, que teria de ressarcir a empreiteira da obra”, explicou Sérgio Antoniasse. O secretário disse que o prazo previsto para entrega não será afetado. “A previsão é que a obra seja finalizada até abril, mas acredito que possa ser até antes.”, disse.

A obra em andamento envolve a construção de 1.960 metros de calçadas no trecho entre a Avenida Batel e a Rua Bispo Dom José. Além disso, também serão refeitos 980 metros de asfalto nessas ruas. “Ficamos 100% contentes com a solução encontrada. O caso do Batel é um exemplo a ser seguido em outras áreas turísticas da cidade. Não vai haver desperdício de dinheiro público e haverá redução de custos”, disse Fábio Aguayo, presidente da Abrabar (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas do Paraná).