Ficou mais fácil encontrar um cão ou gato para adoção em Curitiba. A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Associação CHC, instituição responsável pela gestão do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, instalou dois totens que usam a tecnologia para mostrar os cães e gatos resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) e que estão aptos à adoção. Os equipamentos virtuais estão disponíveis desde o dia 20 de dezembro nos shoppings Mueller e Curitiba.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, essa é mais uma ação da Prefeitura para aumentar o número de adoções de animais e facilitar que as pessoas encontrem o pet que mais se encaixe em sua família.
“Nos totens são exibidas as fotos dos cães e gatos e as principais características dos animais, como é o comportamento deles e o tamanho, por exemplo. Quem estiver passando pelos shoppings pode se dirigir aos totens e fazer um pré-cadastro, caso tenha interesse em conhecer mais sobre determinado animal”, explicou Evaristo. Todos os cães e gatos para adoção são castrados, microchipados e vacinados.
Onde ficam?
Os totens virtuais vão ficar instalados durante os meses de janeiro e fevereiro. No Shopping Mueller (Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico), o equipamento está na área pet da Praça de Alimentação. No Shopping Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro), está no piso L1 (térreo), próximo à loja HiperZoo.
Os totens funcionam no mesmo horário dos shoppings, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h. Os equipamentos funcionam de forma autônoma, com os comandos sendo dados de forma intuitiva conforme a pessoa avança às telas.
Pelo equipamento também é possível conhecer mais sobre a história do animal, agendar uma visita ao Crar e compartilhar os perfis com outras pessoas pelas redes sociais. Após o preenchimento dos dados, as informações são encaminhadas diretamente à central da Rede de Proteção Animal de Curitiba, responsável por dar sequência ao processo de adoção responsável, que inclui entrevistas e acompanhamento.
Balanço 2025
Ao longo do ano de 2025, a Rede de Proteção Animal de Curitiba promoveu a adoção de 164 animais. Foram 119 cães e 45 gatos que ganharam um novo lar, uma família e a chance de viver uma história diferente.
Adoção permanente
O Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) mantém uma campanha permanente de adoção de cães e gatos. O local funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC.