Texto: Adriano Kotsan
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Uma cidade aberta ao mundo. Em 2025, Curitiba ampliou relações com outros países ao receber diversos líderes de nações, embaixadores e delegações internacionais. O prefeito Eduardo Pimentel se encontrou com 411 visitantes vindos de 35 países. Essa aproximação foi coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura de Curitiba.
A comitiva formada por chefes de missão adjuntos de embaixadas da União Europeia no Brasil foi um dos destaques na área de encontros internacionais intermediados pelo prefeito. O encontro aconteceu em maio e a comitiva era formada por 18 diplomatas - dois membros da Delegação da União Europeia e 16 chefes de missão adjuntos representando Polônia, Itália, Países Baixos, Malta, Áustria, Finlândia, Croácia, Alemanha, Portugal, Eslovênia, França, República Tcheca, Suécia, Espanha e Bélgica.
“Curitiba é uma cidade aberta ao mundo e aqui reina a paz”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. “Vamos sempre trabalhar para fortalecer e estreitar nossas relações internacionais e avançar nas áreas comerciais, culturais e de educação. Nós queremos receber comitivas de empresários que queiram investir aqui ou que queiram levar o investimento de Curitiba para seus países”, afirmou.
Chefe de missão adjunto é o cargo correlato a um vice-embaixador, sendo o segundo posto mais alto de uma embaixada.
Papel estratégico
Segundo o chefe da Assessoria de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, o número expressivo de reuniões na Prefeitura mostra como Curitiba é reconhecida no mundo. “Estas visitas reafirmam o papel estratégico da Assessoria de Relações Internacionais em estabelecer e consolidar laços com diversas nações, promovendo intercâmbios e parcerias em áreas de interesse mútuo”, disse Feijó.
Smart City
Outro destaque internacional de 2025 foi a realização da Smart City Expo Curitiba 2025, no fim de março. Durante três dias, o fórum internacional realizado na Ligga Arena recebeu 21.712 visitantes de 600 cidades brasileiras e 25 países.
O evento na capital é o maior das Américas e o segundo mais importante do mundo, atrás apenas do fórum realizado anualmente em Barcelona (Espanha), o Smart City Expo Congress.
Carta-compromisso com prefeitos argentinos
Também no mês de março, Eduardo Pimentel recebeu uma comitiva de seis prefeitos de cidades argentinas que participam da Fundação Universitária do Rio de La Plata (Furp).
No encontro foi assinada uma carta-compromisso com a Furp que define a cooperação para o desenvolvimento de projetos futuros ligados ao planejamento urbano; e ações em conjunto relacionadas à mobilidade urbana e uso de energias limpas. O documento também define que as cidades vão compartilhar experiências para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e atuar em sintonia para o desenvolvimento e gestão de políticas públicas.
A comitiva era formada pelos prefeitos de Gualeguaychú (província de Entre Rios); Tigre, Pinamar e Almirante Brown (província de Buenos Aires); Luján de Cuyo (Mendoza); e Londres (Catamarca).
Bloomberg Harvard
O prefeito Eduardo Pimentel foi o único do Brasil que participou em julho, em Nova Iorque (Estados Unidos), do programa de formação em gestão executiva da Bloomberg Harvard para líderes municipais.
O programa de formação em gestão pública reuniu 47 prefeitos de cidades de 17 países. Os participantes recebem formação para enfrentar desafios locais urgentes e melhorar a vida da população.
Criada pela Bloomberg Philanthropies, pela Harvard Kennedy School e pela Harvard Business School como a primeira iniciativa do gênero voltada ao desenvolvimento executivo no setor público, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative oferece a prefeitos e altos funcionários municipais as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar desafios locais urgentes, fortalecer a gestão pública e gerar melhores resultados para a população.
Cúpula de prefeitos do C40
Reforçando a liderança internacional que possui, as ações desenvolvidas por Curitiba foram destaques durante a Cúpula de Prefeitos do C40, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em novembro. O prefeito Eduardo Pimentel apresentou projetos para a sustentabilidade ambiental e fez contatos com bancos internacionais e órgãos financiadores para obtenção de recursos.
As reuniões aconteceram com representantes de grandes instituições financeiras como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Novo Banco de Desenvolvimento e Banco Mundial.
Relações Internacionais em 2025
- Assessoria de Relações Internacionais intermediou o encontro de 411 visitantes estrangeiros na Prefeitura de Curitiba
- Os líderes diplomáticos, cônsules, embaixadores e empresários vieram de 35 países diferentes
- Intermediação do encontro da comitiva de chefes de missão adjuntos de embaixadas de integrantes da União Europeia, com 18 diplomatas.
- Durante a Smart City Expo Curitiba 2025 a Assessoria de Relações Internacionais recebeu líderes de 25 países diferentes
- Na Cúpula dos Prefeitos do C40, no Rio de Janeiro, a Assessoria de Relações Internacionais atuou em iniciativas de intercâmbio com prefeitos de cidades de 15 países