Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11/8), a Prefeitura de Curitiba lança uma grande campanha voltada às famílias para reforçar a importância da presença dos estudantes em sala de aula.
Além de diversas ações pedagógicas conduzidas pela Secretaria Municipal da Educação, uma campanha publicitária, coordenada pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), com peças para TV, rádio, redes sociais e mobiliário urbano, alerta as famílias para que evitem faltas das crianças.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, o envolvimento dos pais e responsáveis na rotina escolar é fundamental. “Estar atento aos horários dos filhos, para que não faltem nem se atrasem, acompanhar as lições, perguntar o que eles aprenderam naquele dia, tudo isso faz a diferença na vida das crianças e mostra o quanto a educação é importante”, pontua o prefeito.
O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto (Educação), lembra que faltas atrapalham o processo de aprendizagem. "Cada dia que a criança deixa de ir à escola ela perde um conteúdo que fará falta lá na frente. Por isso, lançamos um conjunto de iniciativas, o Curitiba Presente, que busca engajar as famílias e garantir a presença dos nossos alunos", frisa.
Ele destaca que as equipes diretivas e pedagógicas estão atentas para garantir a assiduidade das crianças. "A partir de um mapeamento detalhado, por regional e por escola, podemos tomar medidas assertivas, trabalhando ao lado das famílias", disse.
A rede municipal curitibana tem 188 escolas e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), somando quase 140 mil matrículas.
Pais devem estar atentos
O secretário da Comunicação Social, Marc Sousa, explica que, devido à relevância do tema, foi desenvolvida uma campanha abrangente, coordenada pela Secom, com peças direcionadas aos pais e responsáveis, que precisam estar atentos à rotina escolar dos filhos, aos horários de aula e à lição de casa.
"Como o Município atende as crianças menores, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, é imprescindível o envolvimento e a participação dos pais para alcançarmos nosso objetivo. Preparamos então um material que conversa diretamente com as famílias curitibanas", pontuou o secretário.
Conexão Educação
O Dia do Estudante também foi marcado por outras atividades administrativas e pedagógicas. Como parte das ações pela qualidade do ensino, a Secretaria Municipal da Educação reuniu os diretores e pedagogos das escolas municipais para o Conexão Educação, evento periódico que debate questões do dia a dia da área e envolvem o gabinete do secretário, chefias de departamento e dos dez núcleos regionais, equipes técnicas e servidores. A reunião foi no Teatro Bom Jesus, no centro da cidade.
O Conexão terá continuidade na quarta-feira (13/8), voltado às equipes diretivas dos CMEIs.
"O primeiro semestre foi muito bom, mas temos sempre que melhorar", pontuou o secretário Jean Pierre Neto.
Internet segura
Outra iniciativa de destaque neste dia 11 é o início da Semana da Internet Segura, com uma ampla programação sobre o uso seguro e responsável da tecnologia. A programação traz atividades para estudantes, professores, famílias e toda a comunidade escolar, focando cidadania digital e nos cuidados online.