Texto: Cris Guancino
Secretaria Municipal da Comunicação Social
Curitiba superou, com três meses de antecedência, a meta de pavimentação definida pelo plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel para este ano. A previsão era executar 125 km de asfalto sobre o antipó desgastado em 2025, mas o programa de requalificação da malha viária já chegou a 193 km de obras finalizadas e em andamento em nove meses (janeiro a setembro).
Neste período, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), que coordena o trabalho, entregou o equivalente a uma obra de pavimentação por dia. São intervenções que estão tornando as ruas mais seguras, confortáveis e com maior vida útil para quem vive e circula pela cidade.
“Essas obras de manutenção e requalificação do asfalto acontecem paralelamente aos grandes projetos de mobilidade, como o Inter 2 e BRT Leste/Oeste. São investimentos complementares que garantem uma cidade mais eficiente e segura para motoristas, pedestres e o transporte coletivo”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
OUÇA AQUI
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
PRO Curitiba
As obras de requalificação asfáltica fazem parte do PRO Curitiba, o maior programa de investimentos da história da capital, com R$ 6 bilhões destinados a melhorias que transformam o dia a dia dos curitibanos.
A manutenção da malha viária nestes primeiros nove meses foi distribuída em 376 ruas de bairros das dez administrações regionais.
500 km de asfalto
No total, o plano de governo prevê 500 km de asfalto novo até 2028.
Para dimensionar o avanço, os 193 km de obras equivalem a distância entre Curitiba e Penha, no litoral Norte de Santa Catarina. A extensão de novo pavimento será ainda maior até o final do ano, uma vez que há uma série de frentes de obras já programadas até dezembro.
Além de garantir segurança e melhor infraestrutura para quem circula pela cidade, as obras de pavimentação estão entre as mais solicitadas pela população. A escolha das ruas leva em conta diversos critérios, como o fato de serem rotas do transporte coletivo, darem acesso a equipamentos públicos (escolas, creches e unidades de saúde, por exemplo), além das demandas apresentadas pela comunidade no programa Fala Curitiba, onde os moradores indicam as prioridades para seus bairros.
Comunidade pediu
Entre as contempladas está a Rua São Paulo, no bairro Água Verde, cuja reciclagem do asfalto vai alcançar 390 metros no trecho entre as avenidas dos Estados e Presidente Kennedy. A melhoria foi solicitada pela comunidade no programa de audiências públicas Fala Curitiba.
O casal Rebeca Guerreiro e Vinícius Cardoso deixaram Fortaleza há quatro anos para viver em Curitiba e estão felizes com a escolha que fizeram. A manutenção na rua onde vivem, segundo Rebeca, fará a diferença no dia a dia de toda a vizinhança que solicitou a obra. “A rua vai ficar melhor, mais bonita. Facilita o dia a dia, não empossa a água, para transitar de carro também fica fácil”, completou Rebeca.
OUÇA AQUI
Rebeca Guerreiro, moradora da Rua São Paulo
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget