Ir para o conteúdo
Segurança alimentar

Prefeitura cria o Agrolab, grupo que aproxima agricultura familiar dos consumidores de Curitiba

Grupo reúne diferentes áreas para desenvolver ações que valorizem os produtores e aproximem a população da origem dos alimentos comercializados nos equipamentos de abastecimento da cidade

Agrolab aproxima agricultura familiar dos consumidores de Curitiba. Foto: Divulgação

Aproximar quem produz de quem consome e fazer com que a população conheça melhor a origem dos alimentos que chegam à mesa. Essa é uma das propostas do Agrolab, grupo que acaba de ser formado e reúne profissionais de diferentes áreas para discutir e desenvolver ações de valorização da agricultura familiar nas políticas de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

A iniciativa busca conectar produtores, consumidores e os diferentes equipamentos de abastecimento da cidade. As discussões do grupo devem resultar em ações nos Armazéns da Família, Sacolões da Família, feiras e em outras iniciativas desenvolvidas pelo município.

O objetivo é ampliar o olhar sobre a agricultura familiar para além do produto colocado à venda. Quem produziu? De onde veio? Como foi cultivado e preparado? Qual é o impacto da escolha daquele alimento para quem vive e trabalha no campo?

Para o diretor de Sistemas Alimentares Sustentáveis da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Felipe Thiago de Jesus, o Agrolab funciona como um espaço de construção coletiva para transformar essas questões em iniciativas concretas.

“O Agrolab reúne diferentes olhares para pensar a agricultura familiar dentro do sistema alimentar como um todo. Queremos transformar esse conhecimento e essa troca de experiências em ações que deem visibilidade aos produtores, valorizem a produção regional e aproximem cada vez mais o campo da cidade e dos consumidores”, explica Felipe.

“Nós escolhemos a terra”

Uma das histórias que ajudam a traduzir essa agricultura familiar é a de Jéssica Bezerra e do marido, João Lucas Bezerra, fundadores da Agrícola JBezerra.

A trajetória do casal não começou em uma propriedade passada de geração em geração. Jéssica é engenheira de Computação e João Lucas é ex-paratleta da natação e atualmente atleta do tiro esportivo. A decisão de trabalhar no campo partiu dos dois.

“Nós não herdamos terra, nós escolhemos a terra”, resume Jéssica.

Na nova atividade, o casal combinou experiências que, à primeira vista, parecem distantes da agricultura. De um lado, a disciplina e a resiliência trazidas pelo esporte. Do outro, a gestão, a tecnologia e a organização da engenharia.

“Fundamos a Agrícola JBezerra com o propósito de fazer uma agricultura diferente, mais eficiente, ética e sustentável. Começamos com muito estudo, não somos de uma família produtora tradicional. Estamos iniciando tudo do zero, juntos, com muito cuidado em cada etapa, desde o cultivo, beneficiamento e entrega às redes de mercados. Hoje temos orgulho de ser uma família neorural que produz com qualidade técnica e com as próprias mãos”, conta Jéssica.

Do produtor para o consumidor

Entre os principais produtos da Agrícola JBezerra estão a abóbora descascada e a mandioca embalada a vácuo, além de frutas congeladas, como abacaxi e maracujá. Produtos que agregam à produção familiar também a busca por praticidade para o consumidor.

Para Jéssica, iniciativas que abrem espaço para essa produção nos equipamentos municipais ajudam a encurtar a distância entre o campo e a cidade.

“Programas como os Armazéns da Família e os Sacolões diminuem a distância entre quem planta e quem consome. Para as famílias, isso significa ter acesso a um alimento fresco, prático e com preço justo. Para nós, produtores, significa valorização, escoamento garantido e dignidade para continuar no campo”, afirma.

Ela destaca que essa relação também ajuda o consumidor a reconhecer quem está por trás daquilo que leva para casa.

“Essa aproximação cria confiança. O cliente sabe que por trás daquela abóbora embalada tem uma família que cuidou de cada detalhe”, diz Jéssica.

Ver o resultado desse trabalho chegando aos equipamentos de abastecimento de Curitiba tem um significado especial para a família.

“Quando vemos nossos produtos chegando à mesa do curitibano, é gratificante demais. Cada pacote nosso que chega ao Armazém da Família é a prova de que a nossa escolha de voltar para a terra valeu a pena”, completa.

Uma agenda para a agricultura familiar

A proposta do Agrolab é justamente ampliar histórias como essa e criar uma agenda permanente em torno da agricultura familiar, aproveitando os diferentes pontos de contato que Curitiba já mantém entre produção, abastecimento e consumidor.

As ações poderão envolver os Armazéns da Família, Sacolões da Família, feiras da cidade e outros programas e equipamentos relacionados ao sistema alimentar, respeitando as características de cada espaço e dos produtores envolvidos.

Além de valorizar quem produz, a iniciativa permite discutir aspectos como produção regional, características climáticas, diversidade de alimentos, inovação no campo, sustentabilidade e os caminhos percorridos pelos produtos até chegarem ao consumidor.

Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, o Agrolab fortalece uma política que olha para todo o caminho percorrido pelo alimento.

“Conhecer quem produz é também conhecer o que chega à nossa mesa. O Agrolab nos ajuda a fazer essa conexão entre o produtor, os nossos equipamentos e a população. Quando valorizamos a agricultura familiar e a produção regional, fortalecemos toda a cadeia e conseguimos pensar políticas públicas que unem produção, abastecimento e acesso a alimentos de qualidade”, afirma Leverci.

A proposta é que essa aproximação seja contínua. A cada produtor, produto e experiência apresentados, o consumidor poderá conhecer um pouco mais sobre uma parte fundamental do sistema alimentar que abastece Curitiba.