Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Começa quarta-feira!

Prefeitura abre inscrições para PSS de professores de educação física

 

Começa nesta quarta-feira (8/12), às 10 horas, o prazo de inscrição para os interessados em participar do processo seletivo simplificado (PSS) para a função pública de Profissional do Magistério de Docência II, com atuação como Professor de Educação Física.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até as 16 horas da próxima egunda-feira (13/12).

A expectativa da Prefeitura é de que sejam contratados 62 profissionais, incluindo três pessoas com deficiência. As convocações serão feitas de acordo com a necessidade da Secretaria da Educação, responsável pela gestão das unidades educacionais para as quais os professores serão designados.

Aqueles que forem classificados pelo PSS e cumprirem as fases de entrega de documentação e assinatura de contrato vão cumprir jornada semanal de 20 horas e terão remuneração de R$ 2.044,84.

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) orienta para que todos os candidatos leiam o edital atentamente antes de fazer a inscrição, e que revisem todos os dados fornecidos antes de concluir o processo.

Qualquer resposta que não esteja de acordo com o exigido pela Prefeitura resulta em eliminação da seleção.

O edital está disponível no portal de concursos da Prefeitura.

Inscreva-se

O primeiro passo para quem vai se inscrever no PSS é fazer o cadastro na plataforma e-Cidadão e criar login e senha. Depois, o  candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site de concursos da Prefeitura entre 10h de 8/12 e 16h de 13/12.

Cada candidato só pode efetuar uma inscrição. Caso o concorrente preencha o formulário inadequadamente e precise alterar alguma informação, ele tem até o prazo final (16h de 13/12) para cancelar sua inscrição e refazê-la.

Para facilitar o preenchimento do cadastro, basta acessar o menu “Como se inscrever”, disponível no canto superior direito da página de concursos da Prefeitura.

O passo a passo ajuda o candidato a observar todos os cuidados que deverá ter nessa fase.

Depois de preencher e submeter o formulário, basta imprimir o comprovante de inscrição, assiná-lo e aguardar a divulgação da lista classificatória.

A relação provisória dos candidatos será divulgada em 16/12, e os concorrentes podem interpor recursos durante o dia 20/12, até 17h.

Sem provas

Para participar do PSS, é exigido que o candidato tenha ensino superior completo com licenciatura em educação física, ou que tenha concluído um curso de formação pedagógica em educação física, em conformidade com a legislação educacional vigente pelo Ministério da Educação.

Não haverá aplicação de provas. A comissão examinadora do processo seletivo vai analisar o tempo de experiência profissional de cada candidato e a conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). No total, os candidatos podem tirar nota entre 0 e 100, e serão convocados os concorrentes por ordem de pontuação.

Só conta como tempo de experiência os anos de desempenho profissional em estabelecimentos de ensino oficiais públicos e privados. Períodos de estágio, voluntariado e programas institucionais de bolsa de iniciação não são avaliados, e os candidatos que cadastrarem estas atividades vão ser eliminados do processo seletivo.

A pontuação máxima obtida por tempo de experiência é de 50 pontos, e os outros 50 são avaliados de acordo com os cursos de pós-graduação. Candidatos que concluíram especialização somam mais 10 pontos, a conclusão de mestrado garante mais 15 pontos, e a conclusão de doutorado é equivalente a mais 25 pontos.

Todos esses dados devem ser informadas no ato de inscrição e precisam ser comprovados na etapa de entrega de documentação. Caso haja divergência de qualquer dado, o candidato é eliminado do processo, por isso é fundamental que o formulário de inscrição seja preenchido corretamente.

Os candidatos que forem classificados vão ser convocados para a fase de entrega de documentação. As datas para a etapa de entrega de documentos e assinatura de contrato ainda não foram definidas e serão informadas no site da Prefeitura.

É dever do candidato acompanhar as atualizações e respeitar os prazos.

Todos os participantes deverão ter iniciado o esquema vacinal anticovid e não ter doses em atraso, na data da entrega de documentação. Para isso, será exigida a carteira de vacinação digital, de acordo com o decreto N° 1.380/2021.

Restrições

Devido à situação de emergência pelo novo coronavírus, não haverá contratação de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, gestantes e as que se enquadrem nas condições crônicas de saúde de natureza grave estabelecidas no edital.

Saiba qual a escolaridade exigida e confira a pontuação, de acordo com o tempo de experiência e a prova de títulos:

 

  Experiência/titulação Pontuação máxima
Escolaridade exigida - requisito de ingresso Ensino Superior Completo - Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física; ou  Ensino Superior Completo - Graduação: acrescido de Curso de Formação Pedagógica em Educação Física, em conformidade com a legislação educacional vigente pelo Ministério da Educação 0
Tempo de Experiência Profissional Como Professor de Educação Física em estabelecimento de ensino oficial, público ou privado, nos últimos 15 anos (de 07/12/2006 a 07/12/2021) 50
Prova de Títulos Diploma/Histórico Escolar de conclusão do curso de Pós-Graduação - Especialização - Lato Sensu - carga horária mínima de 360 horas na área de Educação 10
Prova de Títulos Diploma/Histórico Escolar de conclusão do curso de Pós-Graduação - Mestrado - Stricto Sensu - na área de Educação 15
Prova de Títulos Diploma/Histórico Escolar de conclusão do curso de Pós-Graduação - Doutorado - Stricto Sensu - na área de Educação 25