Ir para o conteúdo
banner

Mercado de seguros

Prefeito sanciona lei que cria a Semana do Seguro em Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma e o presidente do Sincor-PR, Wilson Pereira, sanciona lei que institui a Semana do Seguro.

A Prefeitura de Curitiba oficializou, nesta quarta-feira (26/11), a criação da Semana Municipal do Seguro. A Lei 16.618, sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel, institui a data que será celebrada sempre na terceira semana de junho, o que reforça o reconhecimento do setor segurador e sua importância social e econômica para a cidade.

A sanção ocorreu durante a abertura do Encontro de Autoridades, no auditório do Palácio Avenida, Centro, que reuniu corretores de seguros, presidentes de seguradoras, lideranças do mercado e demais representantes da categoria. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR) e pelo Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS).

Durante a solenidade, o prefeito destacou o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da cultura do seguro. “Vamos dar todo o apoio para que Curitiba tenha uma grande semana de conscientização e demonstração da importância do seguro. As pessoas precisam entender que o seguro é fundamental, seja de saúde, automóvel, imóvel ou outros ramos”, disse o prefeito.

Eduardo também ressaltou a admiração pelo setor e reforçou que continuará apoiando as iniciativas da categoria. Ele aproveitou ainda para convidar o público para prestigiar os espetáculos do Natal de Curitiba. “Temos o maior e o melhor Natal do país, que vai movimentar mais de R$ 440 milhões na cidade, gerando emprego e renda”, destacou.

O presidente do Sincor-PR, Wilson Pereira, celebrou o empenho para a aprovação da lei. “É uma conquista muito importante para o mercado de seguros e para a população, especialmente diante dos fenômenos climáticos que têm atingido o país e surpreendido tantas famílias”, afirmou. Ele destacou o desejo de que Curitiba esteja na vanguarda. “Esperamos que essa iniciativa se espalhe para outros municípios e estados, ampliando a cultura do seguro no país.”

Objetivos e programação

A Semana Municipal do Seguro tem o objetivo de disseminar a cultura securitária e a gestão de riscos, além de estimular políticas públicas que fortaleçam a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados ao consumidor. A programação poderá incluir palestras, workshops, seminários e ações educativas sobre prevenção de riscos, seguridade social, seguros patrimoniais e empresariais.

Outro objetivo é incentivar a participação de instituições do setor, acadêmicos e consumidores, para fomentar o debate sobre inovações e boas práticas do mercado, além de ampliar a conscientização sobre o seguro como ferramenta de proteção financeira e social.

Antes de ser sancionada, a proposta havia sido aprovada em duas votações na Câmara Municipal, nos dias 17 e 18 de novembro.

O Encontro de Autoridades teve ainda dois painéis de discussão sobre o mercado segurador, trazendo perspectivas e análises de especialistas do setor.

Presenças

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o presidente do Sindseg PR/MS, Guilherme Bini; o 1º vice-presidente e presidente eleito do Sincor para a gestão 2026/2029, José Antônio de Castro; o representante da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) e presidente da Bradesco, Ney Dias; e o presidente da Junto Seguros, Roque de Holanda Melo.

Também estiveram na cerimônia o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Deggerone; o presidente do Detran/PR, Santin Roveda; o diretor do Detran, Adriano Furtado; o comandante do BPTran, Silvio Bélico Júnior; o ex-vereador Sabino Picolo; o reitor do Clube da Bolinha do Paraná e diretor do Sincor, Paulo Baena; e o diretor regional do Banco Bradesco, José Roberto Guzela.