Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo

Prefeito recebe estudantes em imersão nacional de aprendizado prático

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado da presidente do IPPUC, Ana Jayme, recebe estudantes da Faculdade Belavista de São Paulo, na sede do IPPUC. Curitiba, 30/07/2025.

Estudantes de Economia e Direito da Faculdade Belavista, de São Paulo, participaram de um encontro com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Na conversa, os desafios da gestão pública e a qualidade de vida da capital.

Os 38 alunos visitantes fazem parte do programa Imersão Brasil, promovido pela instituição de ensino para aproximar o conhecimento teórico da academia das decisões do dia a dia na prática das carreiras. As viagens a diferentes regiões do país são realizadas antes do início do segundo semestre. Depois de conhecer o Centro Oeste, no ano passado, eles agora vieram ao Sul do Brasil, com passagens por Santa Catarina e o Paraná.

“A ideia é que a imersão seja uma aceleração na formação de lideranças, para que compreendam os impactos das tomadas de decisão lá na ponta”, explica a coordenadora pedagógica da faculdade, Glaucia Noguera. Para o prefeito, a visita ao Ippuc dá aos estudantes a oportunidade de conhecer o centro de referência de planejamento urbano para o país. 

“A cidade que vocês veem hoje é resultado do planejamento do Ippuc, que dá as diretrizes de desenvolvimento urbano sustentável, com inovações em áreas desafiadoras, como mobilidade urbana e gestão de crise climática”, avaliou.

Eduardo Pimentel ainda destacou as qualidades únicas que a cidade tem conquistado ao longo dos anos, como um modelo de transporte já copiado em mais de 200 cidades do mundo, o BRT, além de premiações e reconhecimentos internacionais. “Temos investido na gestão baseada em dados e evidências, que nos dão segurança para acertar mais do que errar nas tomadas de decisão”, disse.

Durante a conversa, Ana Zornig Jayme trouxe o histórico das ações do Ippuc, ao longo dos 60 anos de atividade do Instituto, e ainda destacou as estratégias de planejamento urbano. “Um dos nossos maiores ativos é a rede de cooperação técnica que o Ippuc constrói para o município, a partir de parcerias, convênios e relacionamento com um ecossistema qualificado com bancos multilaterais, universidades, cooperações internacionais, entidades de pesquisa. Essas conexões permitem uma capacitação constante da equipe e a inspiração para diferentes soluções locais”, disse.

Dentro do Ippuc, a turma ainda pode conhecer o Hipervisor Urbano, o hub de análise de dados de Curitiba. Inaugurado há 18 meses, o Hipervisor tem sido um dos suportes de estudos para a administração superar desafios em diferentes áreas, no desenho de estratégias multissetoriais.