Estudantes de Economia e Direito da Faculdade Belavista, de São Paulo, participaram de um encontro com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Na conversa, os desafios da gestão pública e a qualidade de vida da capital.
Os 38 alunos visitantes fazem parte do programa Imersão Brasil, promovido pela instituição de ensino para aproximar o conhecimento teórico da academia das decisões do dia a dia na prática das carreiras. As viagens a diferentes regiões do país são realizadas antes do início do segundo semestre. Depois de conhecer o Centro Oeste, no ano passado, eles agora vieram ao Sul do Brasil, com passagens por Santa Catarina e o Paraná.
“A ideia é que a imersão seja uma aceleração na formação de lideranças, para que compreendam os impactos das tomadas de decisão lá na ponta”, explica a coordenadora pedagógica da faculdade, Glaucia Noguera. Para o prefeito, a visita ao Ippuc dá aos estudantes a oportunidade de conhecer o centro de referência de planejamento urbano para o país.
“A cidade que vocês veem hoje é resultado do planejamento do Ippuc, que dá as diretrizes de desenvolvimento urbano sustentável, com inovações em áreas desafiadoras, como mobilidade urbana e gestão de crise climática”, avaliou.
Eduardo Pimentel ainda destacou as qualidades únicas que a cidade tem conquistado ao longo dos anos, como um modelo de transporte já copiado em mais de 200 cidades do mundo, o BRT, além de premiações e reconhecimentos internacionais. “Temos investido na gestão baseada em dados e evidências, que nos dão segurança para acertar mais do que errar nas tomadas de decisão”, disse.
Durante a conversa, Ana Zornig Jayme trouxe o histórico das ações do Ippuc, ao longo dos 60 anos de atividade do Instituto, e ainda destacou as estratégias de planejamento urbano. “Um dos nossos maiores ativos é a rede de cooperação técnica que o Ippuc constrói para o município, a partir de parcerias, convênios e relacionamento com um ecossistema qualificado com bancos multilaterais, universidades, cooperações internacionais, entidades de pesquisa. Essas conexões permitem uma capacitação constante da equipe e a inspiração para diferentes soluções locais”, disse.
Dentro do Ippuc, a turma ainda pode conhecer o Hipervisor Urbano, o hub de análise de dados de Curitiba. Inaugurado há 18 meses, o Hipervisor tem sido um dos suportes de estudos para a administração superar desafios em diferentes áreas, no desenho de estratégias multissetoriais.