O Carnaval de Curitiba 2024 está oficialmente aberto! Em uma cerimônia alegre, o prefeito Rafael Greca entregou a chave da cidade ao Cortejo Real, marcando o início das festividades carnavalescas na capital paranaense. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (8/2), no Palácio 29 de Março.
O Rei Momo Lucas Correia de Lima e a Rainha Janaina Moreira da Silva, acompanhados pelas princesas Renatha Carolyna Rosa e Dayane Aparecida Dalla Benetta, receberam a chave que simboliza o acesso às portas da diversão e da celebração da maior festa popular do ano.
"Esta é a chave da cidade, e que ela abra todas as portas da alegria. No sábado estarei lá na avenida do samba para prestigiar o Carnaval de Curitiba", declarou o prefeito Rafael Greca durante a entrega.
O Rei Momo prontamente respondeu, prometendo uma linda festa para todos os foliões. "Será muito bonita", disse Lucas de Lima.
O ponto alto do Carnaval de Curitiba será neste sábado e domingo (10 e 11/2), com o desfile das oito escolas de samba. Na primeira noite, cinco escolas do grupo especial tomarão a Marechal Deodoro com suas cores, ritmos e enredos. No dia seguinte, será a vez de as três escolas do grupo de acesso passarem pela avenida do samba para tentar um vaga no grupo especial.
A entrega das chaves contou com a presença da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e de membros da Comissão do Carnaval de Curitiba 2024, incluindo Jaciel Teixeira, Aparecido Oliveira, Jacksson Pires, Lilian Ribas, Agnaldo de Oliveira, Flávio Luciano de Rossi Alves e Eli da Silva.
Tradição carnavalesca
O Cortejo Real, inspirado na mitologia grega, tem suas raízes no Rei Momo, o deus da sátira, do riso e da folia. Desde 1930, essa figura ganhou destaque nas festas carnavalescas, tornando-se o representante oficial dessa tradicional comemoração, personificando o espírito do carnaval.
O Rei Momo lidera o cortejo real, desempenhando um papel central na condução dos desfiles e na animação dos foliões durante os dias de festa. Além do Rei Momo, o cortejo real inclui a figura da Rainha do Carnaval e suas Princesas, tornando-se uma tradição que reflete a alegria contagiante do carnaval.