Texto: Cristiane Guancino Pereira
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O prefeito em exercício, Leonidas Dias, entregou na noite desta segunda-feira (22/6) o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Bihl Elerian Zanetti, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta por Leonidas e aprovada pelo Legislativo municipal.
A cidadania honorária é a principal honraria concedida a pessoas nascidas fora da capital paranaense que tenham prestado relevantes serviços à cidade.
A solenidade foi presidida pelo vereador Bruno Rossi, primeiro-secretário da Câmara Municipal de Curitiba, e reuniu autoridades, familiares e convidados. Leonidas destacou a contribuição de Bihl para o fortalecimento da integração entre Curitiba e os municípios da Região Metropolitana.
“Bihl foi uma liderança importante para os debates que envolvem Curitiba e toda a Região Metropolitana. Como prefeito de Campina Grande do Sul, presidente da Assomec e diretor da Sanepar, contribuiu para projetos e investimentos que geraram benefícios para a população. É uma satisfação muito grande entregar esta homenagem que propus como vereador e fazê-lo hoje na condição de prefeito em exercício”, afirmou Leônidas.
O prefeito Eduardo Pimentel, que está na Semana de Ação Climática de Londres 2026, participou da homenagem por mensagem em vídeo exibida durante a sessão. Na gravação, destacou a trajetória de Bihl e sua contribuição para o desenvolvimento integrado da capital e dos municípios vizinhos.
“Bihl ajudou a fortalecer não apenas Campina Grande do Sul, onde foi prefeito por dois mandatos, mas toda Curitiba e a Região Metropolitana. Curitiba cresce quando cresce também Região Metropolitana e essa é uma visão que ele ajudou a construir ao longo de sua trajetória”, afirmou Eduardo.
Advogado formado em Direito, com especializações em Direito Público e Tributário, Bihl Zanetti construiu sua trajetória profissional no serviço público e na gestão municipal. Foi procurador, consultor jurídico e servidor da Prefeitura de Campina Grande do Sul, município que administrou por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2024. Também atuou como diretor da Sanepar e presidiu a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
Ao receber o título, Bihl agradeceu a homenagem e ressaltou sua ligação histórica com Curitiba.
“Vivi parte da minha infância em Curitiba e construí uma trajetória de convivência com a cidade e com a Região Metropolitana, tanto na área empresarial quanto na política e na advocacia. Recebo essa homenagem com muita alegria e também com ainda mais responsabilidade para continuar contribuindo com Curitiba”, disse.