Texto: Maria de Los Angelez Gonzalez Duarte
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O prefeito Eduardo Pimentel prestigiou, nesta sexta-feira (6/2), a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, que sucede o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson. O vice-presidente e corregedor é o desembargador Fernando Antonio Prazeres.
A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal, no bairro Prado Velho, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, inclusive o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.
Acompanhado da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, o prefeito destacou a parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Justiça Eleitoral para despertar a consciência cidadã nos estudantes.
“A cidadania faz parte das lições que os estudantes aprendem em Curitiba”, disse Pimentel, lembrando que os presidentes dos grêmios estudantis das escolas municipais são diplomados no TRE e aprendem lições de cidadania e sobre os processos eleitorais.
O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza é natural da capital paranaense e formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba, em 1997. Iniciou a carreira na magistratura em 1998 e é o mais novo entre todos os presidentes do TRE-PR e entre todos os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.
Na Justiça Eleitoral do Paraná, Luciano Falavinha foi eleito membro substituto da Corte Eleitoral em 2009 e membro efetivo em março de 2011. Também atuou como juiz eleitoral nos municípios de Faxinal e Goioerê e exerceu as funções de juiz auxiliar nas eleições de 2010.
Entre julho de 2023 e julho de 2025, compôs a Corte do TRE-PR como desembargador substituto. Integrou também diversas comissões de concurso para magistratura, o Comitê de Governança do TJ-PR como vice-presidente, ocupando atualmente o cargo de presidente, e é vice-presidente da Comissão de Custas do Tribunal de Justiça. Integra o Órgão Especial desde 2023.