O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou neste domingo (6/7) da tradicional Festa Julina da Igreja Ortodoxa de São Jorge, localizada no bairro Mercês. O evento reuniu centenas de pessoas da comunidade árabe curitibana e do entorno, celebrando a cultura, a gastronomia e a convivência entre diferentes tradições.
Acompanhado do chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, o prefeito Eduardo Pimentel foi recebido pelo padre Samaan Nasri, líder religioso da paróquia, pelo presidente do Conselho da Igreja Nizar Noumeh e por diversos membros da comunidade ortodoxa.
Ao longo do dia, os presentes puderam saborear iguarias típicas da culinária árabe, como quibe assado e frito, shawarma de frango e de carne, falafel, esfihas e o tradicional doce namura. A programação também contou com danças folclóricas, apresentações musicais e muita alegria.
A Festa Julina da Igreja Ortodoxa de São Jorge acontece há 21 anos e é uma das mais esperadas do calendário comunitário local e simboliza a integração entre culturas que marcam a identidade de Curitiba. O prefeito destacou a importância da valorização das tradições e do respeito à diversidade cultural e religiosa.
“É gratificante ver a alegria das pessoas e a preservação das tradições culturais. A Festa Julina da Igreja Ortodoxa é uma oportunidade de celebrar a diversidade e fortalecer os laços entre os cidadãos curitibanos”, afirmou Eduardo Pimentel.
Histórico de diálogo inter-religioso
A Prefeitura de Curitiba mantém o compromisso com a valorização das expressões culturais e religiosas da cidade. Em 2021, por exemplo, promoveu o Encontro pela Paz, realizado no Bosque do Papa, reunindo representantes das principais religiões monoteístas com atuação na capital paranaense. O evento, realizado ao ar livre e com protocolos de prevenção à Covid-19, teve como objetivo fortalecer os laços inter-religiosos e pedir o fim dos conflitos no Oriente Médio. O Cristianismo Ortodoxo foi representado pelo padre Samaan Nasri, que também participou da celebração deste domingo.