Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O prefeito Eduardo Pimentel reuniu nesta quinta-feira (24/9) secretários municipais, representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Administração Regional Bairro Novo e proprietários de terrenos dos bairros Umbará e Ganchinho, além do vereador Mauro Bobato, para discutir o desenvolvimento da região, considerada estratégica para o futuro de Curitiba. A proposta é organizar a ocupação e criar condições para que as áreas possam ser utilizadas e comercializadas dentro das possibilidades definidas pela legislação.
A reunião foi realizada no Parque Reserva Hídrica do Futuro, antigo Parque Costa, um dos projetos de resiliência climática estruturantes em execução no município.
“Essa região é uma joia que a cidade tem. Quero acelerar o desenvolvimento dos bairros, mas preservar os ativos ambientais e garantir segurança jurídica para futuros investimentos. A questão da regulamentação fundiária e a infraestrutura urbana também são desafios locais”, afirmou o prefeito.
A nova lei do Plano Diretor, em tramitação na Câmara Municipal, estabelece diretrizes para o futuro da cidade e abre novas possibilidades de planejamento urbano para a região. Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc, ressaltou a necessidade de preservar nascentes e áreas ambientais, ao mesmo tempo em que sejam criadas condições de infraestrutura para o desenvolvimento econômico.
“É um privilégio viver neste paraíso. O desenvolvimento aqui também dependerá de novos instrumentos urbanísticos já propostos na lei em tramitação e da combinação de investimentos públicos e privados”, disse Ana.
A partir da aprovação do Plano Diretor, o município inicia a discussão do zoneamento e ocupação do solo, que impactam em parâmetros de parcelamento e nos licenciamentos. “Esses ajustes vão orientar a melhor estratégia de parcelamento para responder aos desafios do desenvolvimento da região”, avaliou Amir Bonatto, secretário municipal de Urbanismo.
O secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, destacou a articulação com outras instâncias de governo e informou que a tramitação do Plano Diretor deverá avançar até o fim do ano, com expectativa de aprovação no início de dezembro. Também estão em andamento tratativas relacionadas à legislação estadual e às obras estruturantes necessárias para a região Sul.
O município aguarda a conclusão de estudo técnico atualizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) para definição dos limites de áreas alagáveis na região do parque da Reserva. Essa informação deverá orientar as futuras decisões sobre ocupação e uso do solo.
Reserva Hídrica
A Reserva Hídrica do Futuro terá cerca de 26 quilômetros lineares e representa uma estratégia de segurança hídrica e de preservação ambiental para Curitiba e as futuras gerações. “Estamos em negociação o para o repasse de recursos, na ordem de R$ 225 milhões, para as próximas fases do projeto e outros novos parques”, antecipou Marilza Dias, Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Demandas dos proprietários
Os proprietários relataram dificuldades para subdividir grandes áreas, muitas pertencentes a herdeiros dos primeiros moradores dos bairros. Também foi discutida a questão da destinação de áreas ao Município nos processos de parcelamento.
Como encaminhamento, o prefeito esclareceu que será formado um grupo de trabalho com as áreas de Patrimônio, Meio Ambiente, Urbanismo e Ippuc e representantes dos proprietários. O grupo fará o mapeamento de imóveis, titulares, áreas de uso e preservação, além de identificar entraves burocráticos para contribuir com a regulamentação fundiária na região.
Também foram discutidas as limitações da infraestrutura viária, incluindo a relação com o Contorno Ferroviário e a duplicação da PR-423, além da necessidade de infraestrutura de saneamento.