Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Novo boulevard

Prefeito destaca revitalização de espaço no Mercado Municipal

Mercado Municipal passa por revitalização externa. Foram instalados brises basculantes sob os arcos da fachada da General Carneiro, que servem de quebras-sol durante o dia possibilitando a retirada dos toldos existentes nas lojas da ala lateral do mercado. Quando fechados, os brises garantem mais segurança ao espaço. Além da nova pintura, a frente recebeu “meias rosáceas” (pinhões estilizados), que foram incorporadas acima dos brises basculantes. Prefeito Rafael Greca visitou nesta terça-feira o espaço - Curitiba, 20/11/2018. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca visitou, nesta terça-feira (20/11), o espaço do Mercado Municipal que está sendo remodelado, junto à calçada da Rua General Carneiro, para ser transformado em um amplo boulevard, com cafés e restaurantes para maior convivência dos clientes.

Greca fez questão de agradecer a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), que custeou a nova pintura da fechada e a revitalização dos corredores de passagem.

“O Mercado Municipal recebe gerações de famílias curitibanas e visitantes de todo o Brasil. É um importante ponto turístico da cidade e a revitalização vai aumentar a visibilidade e circulação do espaço”, destacou Greca, que fez a visita acompanhado do secretário municipal do Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, e do presidente da Ascesme, Mario Shiguemitu Yamasaki.

Para que o setor do Mercado Municipal seja transformado em um boulevard, foram instalados brises basculantes sob os arcos da fachada da General Carneiro, que servem de quebras-sol durante o dia possibilitando a retirada dos toldos existentes nas lojas da ala lateral do mercado.

Quando fechados, os brises garantem mais segurança ao espaço. Além da nova pintura, a frente recebeu “meias rosáceas” (pinhões estilizados), que foram incorporadas acima dos brises basculantes.

O projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

De acordo com o presidente da Ascesme, a renovação da fachada do Mercado Municipal é uma antiga reivindicação dos comerciantes do espaço.

 Yamasaki lembrou que a revitalização deverá melhorar a estrutura e a segurança do Mercado Municipal. “Em abril deste ano, ocorreu um arrombamento na entrada da Rua General Carneiro, com furto de nove lojas. Os prejuízos chegaram a R$ 20 mil para os comerciantes”, revela ele.

Greca lembrou que a Prefeitura disponibilizou sua rede de atendimento e abrigo às pessoas em situação de rua que costumavam dormir no espaço que passa agora por revitalização.