Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Abertura do Maio Amarelo

Prefeito anuncia criação da Patrulha da Guarda Municipal para segurança no transporte coletivo

Prefeito Eduardo Pimentel lança a campanha Maio Amarelo e anuncia a criação da Patrulha do Transporte Coletivo. Curitiba, 05/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel abriu nesta segunda-feira (5/5), no dia mundial do trânsito, a programação da Campanha Maio Amarelo 2025 e anunciou a criação de uma patrulha da Guarda Municipal para ampliar a segurança no transporte coletivo de Curitiba. A patrulha contará com equipes treinadas para coibir furtos, casos de assédio e a prática de “rabeira” - em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento nas vias exclusivas do transporte.

“Nós buscamos morte zero no trânsito da cidade e vamos fortalecer ainda mais as campanhas educativas e de prevenção que já ocorrem o ano inteiro. A transparência na gestão do trânsito de Curitiba também será ampliada. Vamos divulgar a arrecadação e a aplicação dos recursos arrecadados com as infrações registradas nas ruas", afirmou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.


No preview available
No preview available

Eduardo Pimentel, prefeito.


Maio Amarelo 

O tema da campanha deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo do mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito ABC, vai realizar uma série de ações voltadas à prevenção e educação.

A programação começa com palestras em escolas municipais e empresas e blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.  

'O objetivo é reduzir pela metade os números que nós temos hoje. Vamos focar a educação crianças e a conscientização dos adultos. O trânsito é feito de escolhas e escolhas corretas e seguras salvam vidas", destacou Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito ABC.

De acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal da Saúde, em 2024 foram registradas 141 mortes em 136 acidentes de trânsito em Curitiba, queda de 5,4% em relação a 2023, quando houve 149 mortes.

Desde o início do Programa Vida no Trânsito (2011) até 2024, Curitiba registrou uma redução significativa de 54,5% no número de mortes. Em 2024, o município registrou o menor número absoluto de mortes desde o início do programa (141).  Em 2011, no início do programa,  310 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no município. 

Os dados refletem o trabalho educativo e de fiscalização da Setran e da Escola Pública de Trânsito ABC.

Ponto Cego

Na abertura do Maio Amarelo também foi lançada a Blitz Educativa - Ponto Cego

Ônibus de Curitiba ganham adesivos de sinalização nos chamados pontos cegos

Presenças

Também estiveram no evento os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, da Comunicação Social, Marc Sousa, e da Educação, Jean Pierre Neto; o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado; os vereadores Jasson Goulart e Delegada Tathiana Guzella; o superintendente de trânsito, Bruno Pessutti; o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando Cesar Borba de Oliveira.

Programação

Ação do Projeto Trânsito Integrado de educação nas escolas municipais, no período de 6 a 30 de maio. 

06/05 - Escola Municipal Tanira Regina Schmidt 06/05

08/05 - Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves Da Cruz 08/05

12/05 - Escola Municipal Durival de Brito e Silva 12/05

14/05 - Escola Municipal Prof. Brandão  

19/05 - Escola Municipal Professora Nair De Macedo 

21/05 - Escola Municipal José de Anchieta  

23/05 - Escola Municipal Ana Hella  

26/05 - Escola Municipal João Amazonas 

28/05 - Escola Municipal Professora Nathália De Conto Costa 

30/05 - Escola Municipal Anita Merhy Gaertner CIC 

Palestras Educativas nas empresas visando a conscientização dos adultos e com o objetivo de redução do número de acidentes no trânsito no trajeto entre a casa e o trabalho.

Tema: NÃO DÁ PRA ACHAR QUE ISSO É NORMAL

Data: 13/05

horário: das 9h às 17h

Locais: 

Concorde Distribuidora - 9h às 10h

Sesc da Esquina - 11h às 12h 

Dataprom - 14h às 15h 

Urbs: - 16h às 17h  

Lançamento do Projeto “O Trânsito e Eu”,  parceria entre a Prefeitura e o Instituto Renault, que irá doar para a Escola Pública de Trânsito ABC, oito óculos de realidade virtual para trabalhar educação para o trânsito em todas as escolas municipais. 

Data:15 de maio.

Horário: 14 horas

Local: Escola Municipal Miguel Krug.