O prefeito Eduardo Pimentel abriu nesta segunda-feira (5/5), no dia mundial do trânsito, a programação da Campanha Maio Amarelo 2025 e anunciou a criação de uma patrulha da Guarda Municipal para ampliar a segurança no transporte coletivo de Curitiba. A patrulha contará com equipes treinadas para coibir furtos, casos de assédio e a prática de “rabeira” - em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento nas vias exclusivas do transporte.
“Nós buscamos morte zero no trânsito da cidade e vamos fortalecer ainda mais as campanhas educativas e de prevenção que já ocorrem o ano inteiro. A transparência na gestão do trânsito de Curitiba também será ampliada. Vamos divulgar a arrecadação e a aplicação dos recursos arrecadados com as infrações registradas nas ruas", afirmou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.
Eduardo Pimentel, prefeito.
Maio Amarelo
O tema da campanha deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo do mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito ABC, vai realizar uma série de ações voltadas à prevenção e educação.
A programação começa com palestras em escolas municipais e empresas e blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.
'O objetivo é reduzir pela metade os números que nós temos hoje. Vamos focar a educação crianças e a conscientização dos adultos. O trânsito é feito de escolhas e escolhas corretas e seguras salvam vidas", destacou Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito ABC.
De acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal da Saúde, em 2024 foram registradas 141 mortes em 136 acidentes de trânsito em Curitiba, queda de 5,4% em relação a 2023, quando houve 149 mortes.
Desde o início do Programa Vida no Trânsito (2011) até 2024, Curitiba registrou uma redução significativa de 54,5% no número de mortes. Em 2024, o município registrou o menor número absoluto de mortes desde o início do programa (141). Em 2011, no início do programa, 310 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no município.
Os dados refletem o trabalho educativo e de fiscalização da Setran e da Escola Pública de Trânsito ABC.
Ponto Cego
Na abertura do Maio Amarelo também foi lançada a Blitz Educativa - Ponto Cego.
Ônibus de Curitiba ganham adesivos de sinalização nos chamados pontos cegos
Presenças
Também estiveram no evento os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, da Comunicação Social, Marc Sousa, e da Educação, Jean Pierre Neto; o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado; os vereadores Jasson Goulart e Delegada Tathiana Guzella; o superintendente de trânsito, Bruno Pessutti; o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando Cesar Borba de Oliveira.
Programação
Ação do Projeto Trânsito Integrado de educação nas escolas municipais, no período de 6 a 30 de maio.
06/05 - Escola Municipal Tanira Regina Schmidt 06/05
08/05 - Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves Da Cruz 08/05
12/05 - Escola Municipal Durival de Brito e Silva 12/05
14/05 - Escola Municipal Prof. Brandão
19/05 - Escola Municipal Professora Nair De Macedo
21/05 - Escola Municipal José de Anchieta
23/05 - Escola Municipal Ana Hella
26/05 - Escola Municipal João Amazonas
28/05 - Escola Municipal Professora Nathália De Conto Costa
30/05 - Escola Municipal Anita Merhy Gaertner CIC
Palestras Educativas nas empresas visando a conscientização dos adultos e com o objetivo de
redução do número de acidentes no trânsito no trajeto entre a casa e o trabalho.
Tema: NÃO DÁ PRA ACHAR QUE ISSO É NORMAL
Data: 13/05
horário: das 9h às 17h
Locais:
Concorde Distribuidora - 9h às 10h
Sesc da Esquina - 11h às 12h
Dataprom - 14h às 15h
Urbs: - 16h às 17h
Lançamento do Projeto “O Trânsito e Eu”, parceria entre
a Prefeitura e o Instituto Renault, que irá doar para a Escola Pública de Trânsito ABC, oito óculos
de realidade virtual para trabalhar educação para o trânsito em todas as escolas municipais.
Data:15 de maio.
Horário: 14 horas
Local: Escola Municipal Miguel Krug.