Ir para o conteúdo
Secretaria da Mulher

Policiais do 190 receberão capacitação para atender mulheres em situação de violência

A Diretoria de Ensino da PM e a Central de Operações Policiais (Copom) atendeu um convite da Prefeitura de Curitiba e do Tribunal de Justiça para integrar essa formação continuada

A Patrulha Maria da Penha da Prefeitura de Curitiba organiza mais uma etapa de capacitação para qualificar o serviço de proteção prestado às mulheres em situação de violência na cidade de Curitiba. Foto: Thea Tavares/SMEM

A Patrulha Maria da Penha da Prefeitura de Curitiba organiza mais uma etapa de capacitação para qualificar o serviço de proteção prestado às mulheres em situação de violência na cidade de Curitiba. Além dos agentes da Guarda Municipal, que é gestora do programa e executa as ações (em parceria com a Secretaria da Mulher e o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Paraná), serão capacitados também 80 policiais militares que atuam na central de operações do telefone de emergência da PM, o 190. Eles receberão informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre o funcionamento dos serviços da Rede de Atenção e da Patrulha.

“É mais uma passo no sentido de assegurar às mulheres de Curitiba os direitos previstos na Lei Maria da Penha, integrando as ações, fortalecendo o suporte à rede de atenção à mulher em situação de violência na cidade e qualificando esse atendimento emergencial prestado”, disse a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro.

A Diretoria de Ensino da PM e a Central de Operações Policiais (Copom) atendeu um convite da Prefeitura de Curitiba e do Tribunal de Justiça para integrar essa formação continuada e multiplicar as informações sobre os serviços prestados. Na última quinta-feira (24), representantes dessas duas instituições participaram de reunião na Coordenadoria Estadual da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Cevid/TJ-PR) para organizar esse novo curso de capacitação da Patrulha Maria da Penha. “A intenção é melhorar o atendimento no 190, separando as competências da Guarda Municipal, que responde pelo acompanhamento das mulheres que já denunciaram seus agressores e possuem medidas protetivas emitidas pela Justiça, e o atendimento emergencial da Polícia Militar”, disse o Coronel Douglas Sabatini Dabul.

Além disso, também estão previstas palestras sobre os temas do enfrentamento da violência contra a mulher e os serviços da Patrulha Maria da Penha para os estudantes da Academia de Polícia do Guatupê.