Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Direito público

PGM vai mostrar inovações no assessoramento jurídico à Prefeitura em evento da AGU em Curitiba

PGM vai mostrar inovações no assessoramento jurídico à Prefeitura, como a assistente virtual Divinha, em evento da AGU em Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SECOM


Estão abertas as inscrições para o projeto “Caravanas de Inovação” no Paraná, uma iniciativa da Advocacia-Geral da União (AGU) realizada em julho e agosto de forma on-line e presencial em Curitiba. A Procuradoria-Geral do Município (PGM), através do Comitê de Inovação da instituição, apoia o evento e irá compartilhar iniciativas desenvolvidas pelo órgão no assessoramento jurídico à Prefeitura da capital.

“A PGM tem incentivado práticas inovadoras com o propósito de aliar melhorias de processos de trabalho dos servidores a avanços nos serviços ofertados à população pela Prefeitura de Curitiba. É um movimento contínuo de procuradores e demais servidores do órgão. Em 2018, implantamos o Controle de Processos da PGM (CPPGM) e, dois anos depois, integramos a inteligência artificial nesta ferramenta. No ano passado, a assistente virtual Divinha passou a tirar dúvidas do cidadão sobre dívida ativa e, em 2025, criamos ao Comitê de Inovação da PGM e o Guia de Uso da Inteligência Artificial (IA) para os servidores”, destaca Vanessa Volpi, procuradora-geral do município.

A procuradora Patrícia Pomoceno, presidente da Comitê de Inovação da PGM, reforça que iniciativas como Divinha, Guia de Uso da IA e o Comitê de Inovação integram um conjunto de ações da instituição em prol de um serviço público sincronizado com as mudanças que ocorrem na sociedade. “Anualmente, avanços são propostos e, neste ano, integram o programa PGM 2025: Inovação na Gestão”, acrescenta Patrícia. 

Programação 

As Caravanas de Inovação, organizadas pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori), são expedições que vão percorrer dez estados brasileiros. Em cada parada, serão realizados workshops, treinamentos e desafios de inovação com as procuradorias.

A ação no Paraná terá um formato hibrido e será dividia em duas etapas. A primeira, tem duração de um mês, e será feita em uma plataforma digital, onde os participantes acompanham webinários interativos sobre inovação jurídica e transformação digital. No Paraná essa fase vai acontecer nos dias 23 e 30 de julho e 6 e 13 de agosto.

A segunda etapa é presencial e acontece em Curitiba entre os dias 20 e 22 de agosto, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesse período, os procuradores estaduais e municipais paranaenses participarão de oficinas, palestras e desafios de inovação.

A ideia é que, ao final dos encontros, as procuradorias estaduais e municipais criem uma relação de cooperação e aprendizado entre os órgãos, uma dinâmica que vai se repetir nos outros estados em que o projeto vai passar, formando uma grande rede nacional de inovação jurídica.

Apesar do projeto ser pensado para advogados públicos do Paraná, como procuradores municipais e estaduais, profissionais do direito e de outros órgãos do sistema de justiça também podem participar.

As Caravanas são o primeiro projeto nacional da AGU depois que o órgão foi reconhecido como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma modelagem institucional que possibilita a utilização de instrumentos previstos no Marco Legal de Ciência e Tecnologia, como arranjos jurídicos para viabilizar pesquisa e inovação, e a formação de parcerias com outros órgãos. 

"Esse reconhecimento representou um divisor de águas para a AGU e para a advocacia pública brasileira", afirma o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Segundo estado

O Paraná será o segundo estado do Brasil a receber a ação que busca impulsionar a inovação, a transformação digital e a modernização da advocacia pública em todo o país.  A primeira edição do projeto aconteceu em maio, no Ceará, e reuniu 280 procuradores federais, estaduais e municipais em torno de temas como inteligência artificial, legal design e ferramentas de gestão.

A Caravana de Inovação da AGU no estado também tem apoio da Procuradoria-Geral do Paraná (PGE-PR) e da Secretaria Estadual de Inovação e Inteligência Artificial (SEIIA).

Serviço

Caravana de Inovação da AGU 
Datas: 23 e 30/7 e 6 e 13/8 (on-line) e 20 e 22/8 (presencial na UFPR com campus a confirmar)
Horários: a confirmar