Texto: Claudia Regina de Oliveira Gabardo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Uma placa comemorativa pelos 50 anos de atividades foi inaugurada pela Procuradoria-geral do Município (PGM), nesta quarta-feira (8/4), no hall de entrada do órgão. O evento fez parte da programação de aniversário e coincidiu com o Dia da Procuradora e do Procurador Municipal de Curitiba, instituído há 5 anos.
A PGM chega ao quinquagésimo aniversário com uma equipe formada por 92 procuradoras e procuradores e 91 servidores de outras carreiras, além de aproximadamente 60 estagiários. Até 1976 a Prefeitura era atendida por um Departamento Jurídico.
A procuradora-geral, Vanessa Volpi Bellegard Palacios, destacou o desempenho de 2025 entre os principais resultados alcançados pelo órgão. No exercício, foram registrados 205,8 mil processos ativos, 53,7 mil novas ações judiciais, 26,4 mil atendimentos prestados ao contribuinte e arrecadação recorde de R$ 664 milhões.
Celebração
“É o momento de reconhecer a importância do trabalho da PGM, feito pelos colegas procuradores e demais servidores”, disse Vanessa Volpi.
Participaram da solenidade a sub-procuradora da PGM, Rosa Maria Alves Pedroso, e o ex- presidente da Associação dos Procuradores do Município de Curitiba (APMC) e ex-vice-presidente da ANPM, Paulo Salamuni.
Também acompanharam o evento a ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), Marilena Winter, e representantes dos procuradores de Salvador (BA) e de Porto Alegre (RS).