Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais que um passeio

Pesquisa na Linha Turismo vai identificar o perfil do visitante de Curitiba

Pesquisa na Linha Turismo vai identificar o perfil do turista em Curitiba. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Embarcar na Linha Turismo de Curitiba agora também significa colaborar com o futuro do turismo na cidade. O Instituto Municipal de Turismo está promovendo uma nova edição da Pesquisa de Perfil, Demanda e Opinião com os usuários da linha que percorre os principais cartões-postais curitibanos. A última vez que a pesquisa foi realizada foi em 2019.


Ouvir para evoluir

Em 2024, mais de 195 mil pessoas usaram a Linha Turismo. Para entender quem são esses passageiros, como aproveitam a cidade e o que pensam do serviço, a pesquisa será feita em quatro etapas ao longo de 2025. A primeira aconteceu em abril e a segunda no final de maio. 

A abordagem é direta: os pesquisadores de uma empresa especializada contratada para a missão conversam com os passageiros durante o trajeto. Com apoio da Urbs, a coleta busca dados como origem dos visitantes, tempo de permanência, forma de transporte, gastos e opinião geral sobre a experiência.

Os resultados ajudam a transformar sugestões em ações — como já ocorreu após a última edição da pesquisa, que motivou melhorias práticas: novos meios de pagamento, mapas nos pontos de parada, funcionamento diário e capacitação da equipe.

Tudo isso está alinhado ao conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), estratégia que guia o turismo municipal.