Texto: Maria de Los Angelez Gonzalez Duarte
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Para garantir a segurança dos pedestres, a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) está fazendo ajustes nos espaços de circulação dos patinetes elétricos de aluguel. A partir desta quarta-feira (22/7), a circulação desses equipamentos está bloqueada na Rua XV de Novembro (exclusiva para pedestres), dentro do Passeio Público, e nas praças Rui Barbosa e Osório (Centro).
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, explica que o motivo é garantir a segurança dos pedestres, especialmente em locais com grande fluxo de pessoas a pé.
“Estamos ajustando as regras de funcionamento do serviço para garantir a segurança de todos. Esse cuidado é constante. Monitoramos o uso dos patinetes e constatamos que algumas pessoas não estão respeitando as orientações básicas, portanto vamos restringir alguns espaços buscando evitar acidentes”, afirma o presidente da Urbs.
“O bloqueio funciona como uma cerca eletrônica, o patinete vai parar de funcionar nesses locais”, completa.
Desde o lançamento do serviço, no dia 3/7, até este momento, fiscais da empresa Jet realizaram 516 abordagens de situações irregulares, que resultaram em 257 bloqueios de contas de usuários. Os motivos foram duas pessoas no mesmo patinete e seu uso por menores de 18 anos, o que não é permitido.
Os patinetes estão disponíveis para aluguel no Centro, Centro Cívico e Batel.
Já foram feitas mais de 50,2 mil viagens nesse período. Pela Central 156 foram registradas 61 reclamações, a maioria por estacionamento irregular dos patinetes. A empresa faz o monitoramento e a recolocação dos equipamentos nos locais indicados pelo aplicativo.
O que pode e o que não pode
A empresa Jet disponibiliza 100 pontos de contratação e entrega do veículo, via aplicativo.
“Reforçamos que o usuário deve ser maior de 18 anos e deve utilizar o patinete sozinho, sem carona, e respeitar as regras de trânsito”, frisa Ogeny.
Eles podem circular nas ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e locais onde há marcação de rota compartilhada. Não é permitido nas canaletas exclusivas dos ônibus nem onde os ônibus têm preferência.
Também não é permitido levar cargas ou usar o patinete para fazer entregas. Nas áreas compartilhadas o limite é de 6 km/h, e a velocidade máxima operacional está limitada a 20 km/h.
A devolução deve ser feita nos pontos indicados no aplicativo, sem abandonar o veículo em vias públicas, calçadas, faixas de pedestres, acessos veiculares ou rampas de acessibilidade. Ao encerrar a corrida, o usuário deve fotografar o patinete estacionado no local autorizado e enviar o registro diretamente pelo aplicativo.
Monitoramento
A Jet faz o acompanhamento contínuo e fiscalização da frota, oferecendo seguro de usuário durante todo o período de uso. Os patinetes contam com identificação individual, freios, iluminação, dispositivo sonoro, limitador eletrônico de velocidade e GPS.
O Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs monitora o serviço com ferramentas de georreferenciamento bem como as equipes volantes de fiscalização.
Alertas pelo 156
Qualquer irregularidade deve ser registrada pelo cidadão via 156, para que a Urbs possa informar a empresa Jet, que tomará as providências necessárias. A fiscalização da Prefeitura é efetuada também com base nos registros feitos via 156, por isso a importância do registro por meio da central de atendimento oficial.