Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Desafio de Aprendizagem Criativa

Pela segunda vez, inovação na educação de Curitiba é destaque

Laboratório Pedagógico de Inovação (Lapi). Foto: Daniel Castellano/SMCS

 

O Laboratório Pedagógico de Inovação (Lapi) da Secretaria Municipal da Educação e um projeto desenvolvido no Farol do Saber e Inovação Joaquim Nabuco, da Escola Municipal Pró Morar Barigui (CIC), estão entre os finalistas da 5ª edição do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, promovido pela Fundação Lemann e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab.

Dos 30 finalistas, dois são da rede municipal de ensino de Curitiba. A listagem final dos projetos selecionados para o Desafio 2020 será divulgada no dia 25 de fevereiro. Os projetos selecionados passarão uma semana no MIT Media Lab, nos Estados Unidos.

O Desafio Aprendizagem Criativa identifica e impulsiona soluções inovadoras e capazes de tornar a educação brasileira mais dinâmica, lúdica e colaborativa.

O Lapi, inaugurado em novembro de 2018, é um espaço utilizado por professores, estudantes e comunidade para atividades inovadoras.

Tem impressora 3D, kits de robótica e de programação, chromebooks (computadores rápidos), e óculos de realidade virtual.

“Estarmos entre os finalistas é motivo de muita alegria, mais uma vez mostramos que a educação de Curitiba está na vanguarda”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

As responsáveis pelo projeto do Lapi são as professoras Estela Endlich (coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação), Dagmar Heil Pocrifka Bley e Silmara Campese Cezário.

Também é finalista a professora Edilaine Cristina Manoel Joaquim, da Escola Municipal Pró Morar Barigui (CIC) – Farol do Saber e Inovação Joaquim Nabuco -, com o projeto "Barigui, espelho de mim".

Neste ano, todos os finalistas serão convidados a participar de um Grupo de Estudos e Trabalho (GET), que discutirá práticas em aprendizagem criativa, escalabilidade e expansão dos projetos em colaboração com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. 

Esta é a segunda vez que iniciativas da educação curitibana são selecionadas pelo MIT. Em 2018, foi o projeto dos Faróis do Saber e Inovação.

Faróis

O projeto Faróis do Saber e Inovação, lançado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, foi a ideia selecionada pelo MIT em 2018.

O projeto da Prefeitura de Curitiba disputou com 213 experiências de todo o país, ficou entre os 30 finalistas e foi um dos oito projetos selecionados – único na região Sul - para integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição.

 

LEIA MAIS