Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo

Pautas dos servidores da Saúde são discutidas entre Prefeitura e Sindicato

Representantes das secretarias de Gestão de Pessoal (SMGP) e da Saúde (SMS) receberam, na tarde desta quarta-feira (22/10), membros do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), para dar continuidade à discussão dos temas propostos na pauta de 2025. A reunião foi realizada na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Edifício Delta, no Alto da Glória.

Um dos questionamentos foi relacionado à realização de concurso público para a Saúde. Os integrantes da Prefeitura, liderados pelo diretor do Departamento de Administração de Pessoal, Hideto Yoshioka, e pelo assessor da SMGP, Willian Lubke, destacaram que a realização de concursos públicos depende de estudos técnicos e da disponibilidade orçamentária e financeira do Município. Estão vigentes ainda os concursos para cargos da área da Saúde.

Há poucos dias, foram convocados candidatos aprovados no concurso de 2022 para dez carreiras da Saúde: enfermeiros, técnicos de enfermagem em saúde pública, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal em saúde pública, fonoaudiólogos, psicólogos, técnicos de saúde bucal em saúde pública, farmacêuticos bioquímicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A expectativa é nomear 267 novos servidores, nas próximas semanas.


Conforto térmico

Ao debaterem sobre o impacto das mudanças climáticas nas unidades, a Secretaria da Saúde informou que todas as clínicas odontológicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as salas de ultrassonografia do anexo de radiografia das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) receberam ar-condicionado para garantir o conforto térmico dos profissionais. Informaram ainda que foram instalados ventiladores nas salas de espera e recepção das UPAs. Todas as UBS dispõem de ventiladores e/ou climatizadores.

Os representantes do Sismuc foram informados que a SMS reformará as salas de vacina de todas as unidades básicas, com a instalação de ar-condicionado para manter a temperatura e umidade ideais para a conservação adequada das vacinas e para o conforto dos servidores. Para a redução do calor, também serão instalados, em todas as unidades, painéis que filtram 95% da intensidade da luz solar sem comprometer a visibilidade externa.

Outra medida tomada para o conforto térmico dos ambientes é a substituição da cobertura de fibrocimento por telhas metálicas tipo sanduíche, nas reformas e revitalizações realizadas. E para melhorar a ventilação, além da substituição das janelas existentes, nestas obras, novas aberturas de janelas vêm sendo feitas.

A equipe da Saúde assegurou que todas as unidades têm água para consumo dos servidores e dos usuários.

A ata desta e de todas as reuniões pode ser conferida no Portal do Servidor.