Paratletas de Curitiba brilharam no Campeonato Pan-Americano de Parabadminton 2025, em São Paulo. Incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, Rogério Oliveira, Edwarda Oliveira e Vitor Tavares contribuíram diretamente para o excelente desempenho do Brasil, que encerrou a competição com 49 medalhas – 11 ouros, 14 pratas e 24 bronzes.
O torneio foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e reuniu os principais nomes do parabadminton das Américas, consolidando o país como potência na modalidade.
Os três atletas da capital chegaram a cinco finais, conquistando três medalhas de ouro e duas de prata, em diferentes categorias. Rogério Oliveira foi campeão na simples masculina SL4 e na dupla mista SL3-SU5 ao lado de Edwarda Oliveira; Vitor Tavares (Vitinho) conquistou o ouro na dupla masculina SH6 e a prata na simples masculina SH6; Edwarda Oliveira também garantiu a prata na simples feminina SL4.
Para o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Mário Augusto Fontoura Júnior, essa conquista prova mais uma vez que o Programa de Incentivo ao Esporte e Curitiba está no caminho certo.
“O Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social está orgulhoso com os resultados conquistados e logicamente não estamos surpresos, pois sabemos da força do paradesporto curitibano”, afirmou Mario.
O três têm como treinador Italo Hauer, que também é incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
"Participamos das competições internacionais no Catar, Bahrein, Dubai, Gália, Peru, e agora do Pan-Americano sediado em São Paulo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Contamos com o apoio de diversos parceiros e um dos nossos maiores colaboradores é a Prefeitura de Curitiba, com a Smelj. Esse suporte é fundamental. Além disso, destacamos o trabalho árduo e dedicação de toda a equipe”, disse o treinador.
Incentivo ao Esporte
Os resultados são reflexo direto do investimento contínuo da Prefeitura de Curitiba no esporte de base e de rendimento. O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para apoiar projetos esportivos e paradesportivos.
Desde a criação, há 23 anos, o programa já apoiou mais de 12 mil projetos, muitos deles de atletas que hoje representam Curitiba nas principais competições do mundo.
Como participar
O prazo para protocolo de projetos começou em 27 de outubro e vai até as 18h do dia 10 de novembro, no site do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, exclusivamente pelo sistema online.
No site oficial do programa, estão disponíveis todas as informações sobre prazos, documentação exigida e as palestras de orientação.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj pelos telefones 3350-3722 e 3350-3747, ou pelos e-mails incentivoaoesporte@curitiba.pr.gov.br e incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br.