Texto: Cláudia Gabardo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A partir desta segunda-feira (1/12), um dos nove micro-ônibus do Transporte Acesso se desloca pela cidade caracterizado para o Natal. Tripulado por Mamãe e Papai Noel, ele leva a terapias e exames pessoas com deficiência que não teriam condições de chegar aos serviços de saúde por conta própria e, depois, as deixa em casa.
O Transporte Acesso é a frota de ônibus pintada de dourado e preto, terceirizada e gerida pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). O serviço funciona de segunda a sexta-feira nos dois períodos e, a cada semana, transporta entre 300 e 400 pessoas que saem de diferentes pontos da cidade.
Alegrando a rotina
“Este mês, estamos levando alegria por aí e tornando mais leve a rotina de todos. Isso é muito gostoso”, conta a atendente e Mamãe Noel Juliana Aparecida Daniel, que pelo segundo ano encarna a personagem.
Segundo Juliana, que divide o turno da tarde com o motorista Carlos Alberto Paris, não apenas quem viaja no ônibus gostou da iniciativa. “Tem gente que acena da rua e, quando estamos parados, vem tirar foto. Está todo mundo amando”, garante.
A ideia de customizar o veículo partiu de Juliana e ganhou a simpatia de Carlos e da dupla responsável pelos deslocamentos da manhã, o motorista Leonildo Lourençoni e a atendente Jheime Costa. Eles se preparavam para fazer uma vaquinha e comprar os adereços quando ganharam o material de presente do chefe da dupla. Como resultado, o ônibus saiu todo decorado da garagem da empresa Expresso Azul.