Ir para o conteúdo
banner

Vale do Pinhão

Paiol Digital de maio traz histórias inspiradoras de empreendedorismo

O evento teve quatro palestras de empresários de sucesso em Curitiba, que contaram suas histórias na Capela Santa Maria

Prefeito Rafael Greca recebe palestrantes do Paiol Digital que acontecerá na Capela Santa Maria em quanto o Teatro Paiol passa por reforma e revitalização. Curitiba, 31/05/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Nesta terça-feira (31/5), aconteceu a edição de maio do Paiol Digital, evento mensal de cidades inteligentes do Vale do Pinhão, na Capela Santa Maria, no Centro. Foram quatro palestras de empresários de sucesso em Curitiba: André Bacellar, líder de Inovação Brasil na Mondelez; Reginaldo Stocco, CEO da Vhsys; Gisele Lasserre, da Tech Girls; e Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown. A mediação ficou por conta Larissa Hack, fundadora da Batom Empreendedorismo e Pertencimento.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, frisou a importância do encontro no Paiol Digital.

“Para quem está iniciando no mundo dos negócios, aqui sempre temos histórias inspiradoras de pessoas que se reinventaram para alcançar o sucesso”, destacou Cris Alessi.

As edições mensais do Paiol Digital são organizadas pela Prefeitura e Agência Curitiba, com apoio da Fundação Cultural. Até o fim de outubro, o encontro ocorrerá na Capela Santa Maria, por causa das obras de revitalização do palco original do evento, o Teatro Paiol.

Palestras

André Bacellar, da Mondelez, contou como a empresa se transformou com projetos de inovação e porque escolheu a capital paranaense para instalar seu maior polo industrial no país. “Curitiba é uma das cidades mais importantes para a Mondelez Brasil e por isso a escolhemos para instalar a maior fábrica de chocolates do mundo. Os investimentos em inovação e a aceleração econômica da cidade foram os critérios de escolha”, afirmou.

Reginaldo Stocco, da Vhsys, contou como a startup desenvolveu uma tecnologia que desenvolve plataforma de gestão para micro e pequenas empresas. “A organização, simplicidade e segurança são os diferenciais que fizeram a Vhsys ter mais de 13 milhões de notas fiscais emitidas, R$ 33 bilhões movimentados através de seus sistemas e a integração de mais de 50 aplicativos”, disse.

Gisele Lasserre, da Tech Girls, trouxe a história inspiradora de sua plataforma que busca democratizar o ensino de tecnologia para mulheres e que conquistou o prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Impacto Socioambiental. Gisele contou que a Tech Girls alia afeto com aprendizado de software e hardware. “Com formação em tecnologia, o projeto atua constantemente no rompimento com a pobreza intelectual, emocional e técnica de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, salientou ela.

Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, mostrou como criou em Curitiba a cervejaria mais premiada do Brasil. Também contou sobre como teve acesso à banda Iron Maiden para criar a primeira cerveja do grupo no Brasil, a Trooper Brasil Ipa. “Na tentativa de sempre inovar, criamos uma cerveja com cacau que abriu as portas para sermos representantes da banda Iron Maiden, fabricando a cerveja deles no Brasil”, relatou Samuel.

Visita

Na terça-feira (31/5), o prefeito Rafael Greca recebeu no Palácio Solar 29 de Março a visita dos participantes da edição de maio do Paiol Digital.

“É com muita honra e satisfação que recebo a visita destes grandes empresários que são o orgulho de Curitiba. Agradeço por confiarem no potencial da nossa cidade e por contribuírem com investimento em inovação, tecnologia e transformação social” disse o prefeito.

Participaram do encontro a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a ex-secretária de saúde Marcia Huçulak; a coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba, Alessandra Reis; André Bacellar, líder de Inovação Brasil na Mondelez; Sinoni Uaska, da startup Tech Girls, Robson Henrique Salgado, da Vhsys; e o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro.