Ir para o conteúdo
banner

As Bodas de Fígaro

Ópera é montada em tempo recorde na Oficina de Música de Curitiba

Oito dias de ensaios intensos resultaram numa surpreendente performance da peça As Bodas de Fígaro, que terá mais uma sessão neste domingo

Jovens cantores líricos surpreendem com montagem de ópera em tempo recorde. - Créditos: Cido Marques/FCC

Os alunos das classes de ópera studio e canto lírico da 40ª Oficina de Música de Curitiba presentearam o público com uma bela apresentação da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, na tarde deste sábado (4/2), no Guairinha. Os oito dias de ensaios intensos resultaram numa surpreendente performance, considerando o pouco tempo que tiveram para preparar uma versão integral da peça, considerada a obra-prima de Mozart.

“Esses são os milagres da Oficina de Música”, resumiu o maestro Abel Rocha, diretor musical do espetáculo junto com Priscilla Bomfim.  O diretor cênico William Pereira disse que a ópera foi um desafio para os jovens cantores.

Quando se inscreveram para os cursos, os alunos já receberam a tarefa de se prepararem para os possíveis papéis que iriam desempenhar em palco. Mas somente no primeiro dia da Oficina todos se reuniram de fato e começaram a ensaiar para o espetáculo.

“Foi um desafio muito grande. Os professores e o pessoal da Oficina forneceram toda uma estrutura para que a gente conseguisse fazer acontecer. Em tempo recorde conseguimos montar a ópera. Os professores deram um suporte muito importante. Pegaram na nossa mão quando a gente precisou, mas também puxaram a orelha quando era necessário. Foi um processo muito enriquecedor”, contou o jovem cantor lírico Daniel Luiz, de São Paulo, que interpretou o Conde de Almaviva.

Daniel Luiz também elogiou o festival curitibano. “A Oficina foi mágica. Foi a primeira vez que participei de um festival com essa estrutura, nesse tamanho, com tanta gente talentosa, com tantas variedades de concertos e programas.  Estou muito impressionado e muito grato por ter tido a oportunidade de estar aqui”, afirmou.

Um dos diferenciais da ópera montada este ano foi a colaboração do premiado figurinista argentino Anibal Lápiz, do Teatro Colón, de Buenos Aires. Anibal concebeu os figurinos do espetáculo a partir do acervo existente no Teatro Guaíra. “O interessante é que estava tudo feito, pesquisamos e escolhemos as peças. Normalmente não trabalho assim. Começo do zero, desenhando os figurinos, buscando tecidos, falando com modistas. Aqui foi diferente, mas estou contentíssimo com o resultado”, garantiu Lápiz.

O pequeno auditório do Teatro Guaíra ficou lotado com o público curioso para conferir o espetáculo. As amigas Tamia Yumi Kuada, Poliana Nogueira,  Silvia Kos e Milena do Prado resolveram matar a curiosidade de ver uma ópera ao vivo. “Sempre tive vontade de assistir e nunca tive oportunidade. Quando vi a divulgação, pensei: agora é a hora. Convidei minhas amigas e elas toparam”, conta a servidora pública Silvia Kos. Depois de aproximadamente duas horas e meia de encenação, Tamia comentou: “Foi maravilhoso. A gente nem viu o tempo passar.”

Para quem quiser assistir, a ópera As Bodas de Fígaro será encenada mais uma vez neste domingo (5/2), às 16h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ticketfacil.com.br.

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 97.1 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.