Ir para o conteúdo
Grandes eventos

Ocupação de hotéis cresce 25% nesta edição da Oficina de Música

Alunos das Oficinas se preparam para as aulas no hotel San Martin. Curitiba 09/01/26. FOTO: Luiz Pacheco/FCC

Texto: João Salomão
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

A 43ª Oficina de Música de Curitiba, iniciada nesta quarta-feira (7/1), ultrapassa palcos e salas de aula ao promover um forte incremento na economia da cidade no mês de janeiro.

De acordo com o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, Jonel Chede Filho, a rede hoteleira da cidade teve acréscimo de 25% na ocupação neste mês, em comparação com janeiro do ano passado, para atender a grande concentração de estudantes, professores e artistas da Oficina. Neste ano, quase 2 mil alunos participam dos cursos e músicos como Francis Hime, Tiago Iorc (ingressos esgotados) e Leila Pinheiro se apresentam.

“A Oficina de Música tem forte participação no crescimento do turismo de eventos e de lazer em Curitiba", atesta Jonel. 

Para o diretor comercial do Grupo Mabu, Diego Garcia, Curitiba vem se consolidando como uma referência nacional em atividades culturais, com uma agenda cada vez mais diversa e qualificada. "O Mabu Curitiba Business encerrou 2025 com média mensal de 88% de ocupação, impulsionado pelo turismo corporativo, eventos e pela crescente agenda cultural da cidade. Para 2026, a expectativa é ainda mais positiva”, destaca Garcia.

Bares e restaurantes

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR), Luis Fernando Menuci, ressalta a diversidade do público da Oficina, que atrai de curitibanos e estrangeiros. 

”Após os concertos e espetáculos, os pontos gastronômicos relatam aumento de 15% no movimento em relação aos outros dias, e isso é muito importante para o nosso setor de alimentação”, afirma Menuci.

Para Janete Andrade, diretora-geral da Oficina, a cultura, como parte da economia criativa, impulsiona diversos setores produtivos da cidade. “Logo após o sucesso que tivemos com o Natal, já engatamos com a Oficina de Música que traz artistas, alunos, professores e público de todo o Brasil e de 12 países que frequentam os hotéis, restaurantes e o comércio da cidade, movimentando a economia como um todo”, afirmou a diretora.

Serviço

A 43ª Oficina de Música de Curitiba vai até o dia 18 de janeiro e a programação completa pode ser consultada no Guia Curitiba