Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vandalismo

Obra solicitada pela Prefeitura de Curitiba vai evitar furto de cabos e apagões na Praça da Espanha

Obra solicitada pela Prefeitura de Curitiba vai evitar furto de cabos na praça da Espanha. Foto: Divulgação

A Praça da Espanha, um dos espaços mais charmosos e frequentados de Curitiba, no coração do Bigorrilho, tem enfrentado um problema recorrente: o furto dos cabos de energia elétrica que alimentam o sistema de iluminação pública. Somente neste primeiro semestre foram registradas cinco ocorrências, a mais recente na madrugada de 16 de junho.

Em todas as situações, a Prefeitura de Curitiba agiu com celeridade, acionando a concessionária Engie para o restabelecimento da iluminação. Na semana passada, os danos à estrutura exigiram uma obra para refazer toda a instalação elétrica da praça, com a implantação de uma infraestrutura subterrânea no local para evitar novos danos.

Boletim de ocorrência

A estrutura, apesar de reforçada, não tem resistido e, a cada episódio, a Prefeitura registra boletim de ocorrência e aciona a Engie para repor os cabos. Os vândalos agem com irresponsabilidade, quebram tampas de inspeção na base dos postes metálicos decorativos e, em alguns casos, chegam a escavar o solo na tentativa de acessar a fiação elétrica. Cerca de 420 metros de cabos já foram furtados do local.

Com tantos episódios de furtos e vandalismo, o sistema ficou comprometido e foi necessária uma obra para refazer toda a rede elétrica da praça.

Para proteger o novo sistema foram abertas valas mais profundas para acomodar os eletrodutos e cabos condutores de energia. O material foi concretado, envelopado nas valas e lacrado nas caixas de passagem para impedir novos atentados.

“A medida visa garantir a segurança e a tranquilidade dos frequentadores, especialmente durante a noite”, explica Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

A Prefeitura mantém amplo trabalho de manutenção dos espaços públicos e também reforça  o pedido de apoio da comunidade para que atos de vandalismo como esses sejam combatidos. As denúncias podem ser feitas de forma anônima à Guarda Municipal pelo telefone 153.

Patrimônio da cidade

“A Praça da Espanha é um patrimônio afetivo e cultural da cidade. Estamos tomando todas as providências para garantir sua preservação e segurança. Mas é importante que a população nos ajude, denunciando qualquer atitude suspeita”, afirma Luiz Fernando Jamur, secretário Municipal de Obras Públicas. 

Com mais de seis mil metros quadrados, a Praça da Espanha é palco de atividades culturais, gastronômicas e de lazer. O espaço abriga o Farol do Saber Miguel de Cervantes, chafariz, parquinho e é cercado por cafés, bares e restaurantes. Um lugar querido por moradores e visitantes, que têm sua rotina prejudicada sempre que o espaço fica às escuras por causa de furtos.

Operação Cabo Seguro

As equipes da Guarda Municipal realizam rondas periódicas na Praça da Espanha, com patrulhamento preventivo e ostensivo para prevenção de furtos e roubos no local. Além disso, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio do Departamento de Inteligência (DTI) e da Guarda Municipal de Curitiba, realiza desde fevereiro a Operação Cabo Seguro, que visa intensificar o combate ao furto de cabos e fios de cobre em Curitiba, especialmente em semáforos e sistemas de comunicação.

“A Operação Cabo Seguro vem ocorrendo desde o início de 2025 por determinação do prefeito Eduardo Pimentel e busca combater o furto, roubo e a receptação de cabos, feitos por pessoas que buscam comercializar o metal retirado desses materiais. A principal característica dessa operação é a integração entre o nosso setor de inteligência (DTI), forças policiais e demais secretarias da Prefeitura, empresas de telefonia e também a Copel e a Sanepar”, explica o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna.

Além de reprimir a prática do furto de cabos, durante a operação é feita a fiscalização de estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis, conhecidos como sucatas e ferros-velhos, visando coibir a receptação e comércio ilegal dos materiais. 

A Operação está sendo realizada de forma contínua e conta com o apoio da Guarda Municipal de Curitiba, Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Polícia Militar do Paraná (PMPR), além do apoio de outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias municipais do Urbanismo e Meio Ambiente.