Ir para o conteúdo
banner

Manutenção urbana

Nova rotatória dá mais segurança ao trânsito na Estrada do Santa Cândida

Além da melhoria viária, Prefeitura de Curitiba também reforma áreas de lazer e recupera asfalto de ruas na região

Obras de Implantação de rótula revitalização Praça Semen Uniga Santa Cândida, e asfálticas novo no Bairro Alto. Curitiba, 01/06/2026 Foto: Levy Ferreira/SECOM

O trânsito no cruzamento da Estrada do Santa Cândida com a Rua Antonino Teixeira, no bairro Santa Cândida, vai passar a fluir com mais segurança, especialmente nos horários de pico, com as melhorias que a Prefeitura de Curitiba está fazendo no local.

Equipes coordenadas pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), através da Superintendência de Manutenção Urbana, estão implantando uma rotatória elevada no local, com o objetivo de disciplinar o trânsito e dar maior segurança também para deslocamento de pedestres na região.

A mudança foi considerada positiva pela comerciante Kamilly Blum, que tem uma loja de ervas finas na região.

“Antes só existia o desenho da rotatória e muitos motoristas não respeitavam e isso causava acidentes. Agora acho que vão respeitar mais, vai ficar bem melhor”, prevê a lojista.


Segurança para o trânsito e pedestres

O projeto da nova rotatória da Estrada do Santa Cândida é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Além do círculo formado com pedras e camadas de CBQU, a intervenção prevê a recuperação de 900 metros de capa asfáltica e a implantação de calçadas em uma área de 450 metros, com o objetivo de facilitar a circulação dos pedestres.

Também estão sendo implantadas seis rampas de acessibilidade para favorecer o deslocamento de pessoas com baixa mobilidade. Ao final dos serviços, será feita a sinalização de trânsito para orientar o tráfego. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o dia 8 de junho, se as condições do tempo permitirem.

Reforma de praça e jardinete

Além da melhoria viária, a Prefeitura também está recuperando duas áreas de lazer na região: a Praça Semen Uniga e o Jardinete Vicente Laginestra.

João Daniel Vieira, que mantém uma banca na Praça Semen Uniga há 32 anos, disse que está otimista com a revitalização do local.

“É um local que a comunidade gosta de visitar e com as melhorias deve atrair mais pessoas. Isso é bom para melhorar os negócios”, disse o comerciante veterano.

A reforma na praça está sendo realizada por equipes coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e prevê reformulação nas quadras esportivas, troca de alambrado, reforma dos brinquedos dos parquinhos, replantio de grama e recuperação das calçadas.

Ruas recuperadas

Nos bairros da Regional Boa Vista, a Prefeitura prossegue com o trabalho de recuperação da malha viária. No Bairro Alto, a Rua João Ramalho recebeu asfalto novo em toda a sua extensão (900 metros) e aguarda a finalização e pintura de sinalização horizontal.

O trabalho é feito pelas equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e as intervenções fazem parte do programa de requalificação da malha viária, que integra o PRO Curitiba - o maior pacote de obras da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos até 2028.

Também no Bairro Alto, nesta semana, a Prefeitura iniciou o trabalho de reciclagem do asfalto na Rua Rio Guaíba, a partir da Rua Rio Jaguaribe, até o final da rua, perfazendo 400 metros.

Os 12 bairros da Regional Boa Vista já receberam 39,6 km de asfalto novo, desde 2025 até agora.

Em toda a cidade, o PRO Curitiba já levou asfalto novo a 251,4 km, entre obras concluídas ou em andamento, perfazendo 440 ações em 526 ruas (algumas ações beneficiam mais de uma rua, como ocorrem nos projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste/Oeste).