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Obra metropolitana

Nova marginal da Avenida Victor Ferreira do Amaral será liberada para dar sequência às obras do viaduto Curitiba-Pinhais

A partir deste domingo (26/10), haverá desvio para nova via marginal nas proximidades do cruzamento com a rua Paulo Kissula, no sentido Curitiba-Pinhais da Avenida Victor Ferreira do Amaral, . Curitiba, 23/10/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A partir das 10h deste domingo (26/10), o trânsito na Avenida Victor Ferreira do Amaral será desviado para uma nova via marginal, recém-implantada no sentido Curitiba–Pinhais, nas proximidades do cruzamento com a Rua Paulo Kissula, no Capão da Imbuia. A alteração no trânsito é necessária para a continuidade das obras do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que está sendo construído no limite entre os dois municípios.

O novo traçado permanecerá em funcionamento até o término da obra, previsto para setembro de 2026.

A obra que integra o Lote 4 (Pacotes 3 e 4) do Novo Inter 2 é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Diferentemente das intervenções anteriores na avenida, esta mudança não deve causar grandes transtornos aos motoristas, já que a nova marginal vai absorver o fluxo de veículos durante as próximas etapas da obra. A Victor Ferreira do Amaral continuará operando com duas faixas de tráfego por sentido, garantindo a fluidez do trânsito.

“Esta é uma obra de alcance metropolitano, fundamental para melhorar a mobilidade entre Curitiba e Pinhais”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. “Sabemos que as obras sempre trazem algum transtorno temporário, mas é importante lembrar que esses incômodos são necessários para garantir benefícios permanentes, como mais fluidez, segurança e conforto para todos que circulam pela região”, completa o secretário.

Para orientar os motoristas os agentes de trânsito da Setran estarão no local dando apoio desde às 7 horas.

Inter 2

O viaduto Curitiba-Pinhais é uma das intervenções do Lote 4 do Novo Inter 2 (Pacotes 3 e 4), que integra o Programa PRO Curitiba, iniciativa que reúne R$ 6 bilhões em obras estruturantes e sustentáveis em toda a cidade. Com 155 metros de extensão e três faixas de tráfego em cada sentido, o novo viaduto contará ainda com duas pontes paralelas sobre o Rio Atuba, projetadas para melhorar a fluidez na ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana.

Quando as pontes marginais já em fase adianta de obras estiverem concluídas, o tráfego será transferido integralmente para elas, permitindo a demolição da ponte existente e a construção definitiva do novo viaduto.

As obras também incluem a construção de uma rotatória estendida sob o viaduto, que substituirá o atual semáforo de cinco tempos, eliminando gargalos e aumentando a segurança no trânsito. Além disso, o projeto prevê a requalificação de vias e calçadas, nova iluminação pública, pavimentação e melhorias no sistema de drenagem.

PRO Curitiba

A obra faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, que engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.