Curitiba deu mais um passo rumo à consolidação como um dos destinos urbanos mais inovadores e sustentáveis do país. Na noite dessa sexta-feira (17/10), a cidade apresentou, no mirante da Torre Panorâmica, sua nova marca de turismo: #PartiuCuritiba. A identidade visual inaugura uma nova fase na forma como a capital paranaense se apresenta ao Brasil e ao mundo, valorizando seu design, cultura e o estilo de vida que mistura natureza e modernidade.
Desenvolvida pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) em parceria com a Secretaria Municipal da Comunicação Social, a nova marca é o ponto de partida de uma estratégia mais ampla de promoção e reposicionamento de Curitiba como destino de lazer, inovação e experiências.
Cidade que inspira
O evento de lançamento reuniu autoridades, representantes do trade turístico e convidados. O prefeito Eduardo Pimentel destacou o momento simbólico para o setor e lembrou dos oito anos como vice-prefeito e a evolução que o turismo vem apresentando ao longo desse período.
“Curitiba tem uma vocação natural para surpreender. Essa nova marca traduz o orgulho da nossa cidade e mostra que o turismo aqui é experiência, é viver o que temos de melhor, inovação, sustentabilidade e acolhimento. Nossa cidade está de braços abertos para receber turistas do mundo todo, mas em especial o turista brasileiro, que cada vez mais tem visitado Curitiba”, afirmou o prefeito.
O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, ressaltou que o novo conceito é um convite aberto a redescobrir a cidade.
“#PartiuCuritiba representa o espírito da nossa capital, dinâmica, moderna e cheia de possibilidades. É um chamado para que visitantes e moradores se deixem inspirar por essa cidade que está sempre em movimento. Essa marca é o resultado de um trabalho realizado em sintonia entre as secretarias”, disse Swinka.
Com o novo visual e uma campanha abrangente que coloca Curitiba em destaque no cenário nacional e internacional, a capital reforça seu papel como destino de inovação e experiências autênticas. O futuro do turismo curitibano já começou e o convite está feito: #PartiuCuritiba.
“Essa nova marca é resultado de cinco meses de pesquisa e criação, um trabalho cuidadoso que traduz o novo momento do turismo em Curitiba. O setor está se reinventando, e a cidade acompanha esse movimento com uma identidade viva e moderna. Teremos letreiros em diversos pontos para que moradores e visitantes possam tirar fotos, e uma ação inédita nos voos da Azul, que vão exibir o filme da campanha”, destacou o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa.
Uma marca que reflete nossa cidade
A marca traduz visualmente a própria essência curitibana. Suas linhas e formas geométricas foram inspiradas na arquitetura de ícones como a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e a Rua 24 Horas. As curvas remetem ao tradicional petit pavé das calçadas, enquanto as cores refletem o contraste harmônico entre o urbano e o verde dos parques.
Mais que um logotipo, o conceito reforça a ideia de que a cidade é a própria marca, que passa a estampar espaços como os Pontos de Informação Turística (PIT) e as lojas da #CuritibaSuaLinda.
Campanha robusta de divulgação
A nova marca chega acompanhada de uma campanha de divulgação que será veiculada pelos próximos seis meses, levando o nome de Curitiba para diferentes públicos e mercados. Durante o evento de lançamento, também foi apresentado o novo filme promocional da cidade, que destaca as experiências, a diversidade cultural e a hospitalidade curitibana.
No mercado nacional, as ações terão foco nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com presença em grandes canais digitais e tradicionais. No mercado internacional, a campanha digital será direcionada a destinos com conectividade aérea direta, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile e Portugal.
A estratégia combina mídia digital e tradicional, com presença nas principais plataformas — Globo Digital, Instagram, TikTok, Facebook e YouTube — e inserções em TV fechada, revistas especializadas do trade turístico, além de espaços de grande circulação, como aeroportos e rodoviárias.
Reposicionamento e expansão internacional
Com o novo posicionamento, Curitiba amplia sua presença em feiras nacionais e internacionais, investe em campanhas digitais e busca fortalecer as conexões com o mercado global. A meta é consolidar a capital como referência em turismo urbano, sustentável e de qualidade, sem deixar de lado o orgulho local e a hospitalidade que encantam visitantes.
Presenças
Também participaram do lançamento o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o secretário de Governo, Marcelo Fachinello; o secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; a assessora do prefeito e ex-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; além de representantes do trade de turismo da cidade.