Texto: Miguel Angelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
As equipes da Prefeitura de Curitiba estão fazendo a restauração de trechos de quatro ruas no bairro Xaxim, na Regional Boqueirão. As intervenções vão recuperar 1,4 km de pavimento e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
A finalidade das obras é a de restabelecer a qualidade estrutural do pavimento, através do método de reciclagem, que reaproveita uma camada do asfalto danificado e serve como base para novas camadas asfálticas.
A iniciativa integra o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
Trabalho beneficia quatro ruas
As equipes estão atuando nas ruas Ataulfo Alves, entre as ruas Barão de Santo Ângelo e Omar Raymundo Picheth (205m); Capitão Dr. Antônio José, entre as ruas Ismair Eufrásio da Siqueira e Eurico Fonseca dos Santos (422,7m); Professor Lauro Zak, entre as ruas Pedro Moro Netto e Coronel Rivadávia Pereira de Moraes (382,10m); e José Maria Pinheiro Lima, entre as ruas Capitão Doutor Antônio José e Aníbal Requião (383m).
Durante o andamento dos trabalhos, os motoristas precisam ter atenção para bloqueios de trânsito parciais e variáveis, de acordo com evolução dos trabalhos. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o dia 20 de abril.
Asfalto rondava
A Rua Capitão Antônio José já teve seu leito preparado para receber a pavimentação definitiva, que deverá começar em breve.
O morador Cláudio Lenatovicz, que reside ali há 20 anos, disse que é um alívio ver que antipó agora será substituído por asfalto de qualidade.
“Os vizinhos ficaram muito felizes com a chegada do asfalto. A gente via as ruas do entorno sendo asfaltadas e imaginava quando chegaria a nossa vez, mas agora chegou e será asfalto de qualidade”, disse o morador.
Na rua Professor Lauro Zak, mesmo com a chuva que chegou à capital na tarde desta segunda-feira (30/3), as máquinas acertavam o leito da rua para receber o asfalto novo.
Trabalho elogiado
Também no bairro Xaxim, na Rua Ataulfo Alves (homenagem ao grande cantor e compositor de samba), o trabalho já está adiantado, aguardando os acertos finais e sinalização horizontal.
Rique Ferreira, que há quatro anos dirige a Mecânica Piloto neste endereço, elogiou o trabalho da Prefeitura. “Ficou um trabalho excelente. A rua tinha muitos remendos por causa dos buracos que sempre surgiam e agora ficou tudo lisinho. Muito bom”, ressalvou.
A população pode pedir obras e melhorias para seu bairro através do programa de consultas públicas Fala Curitiba. A edição de 2026 já começou. Veja aqui a programação.
33,6 km de asfalto
Os bairros da Regional Boqueirão já receberam 33,6 km de asfalto novo desde 2025 até agora.
Em todo a cidade, o programa já levou asfalto novo a 222,6 km, entre obras concluídas ou em andamento, perfazendo 382 ações em 454 ruas (algumas ações beneficiam mais de uma rua, como ocorrem nos projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste/Oeste).
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.