Ir para o conteúdo
Curitiba de Volta ao Centro

Música ao vivo, adoção de pets e atividades para crianças integram a programação do primeiro Domingo no Centro de 2026

Música ao vivo, adoção de pets e atividades para crianças integram a programação do primeiro Domingo no Centro de 2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Programa da Prefeitura que fez sucesso com as famílias curitibanas em 2025 volta para a Rua XV de Novembro neste domingo (18/1), com uma programação recheada de atividades gratuitas para todas as idades. 

O primeiro Domingo no Centro do ano acontece das 9h às 15h, entre a Praça Osório e o Bondinho da Leitura. 

“Abrimos o ano com mais uma edição do Domingo no Centro, reforçando nosso compromisso de ocupar a região central com cultura, lazer, serviços e convivência. É um programa pensado para as famílias, que transforma o Centro em um espaço vivo, acessível e cheio de atividades para todas as idades, movimentando a cidade e aproximando as pessoas”, afirma o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.

A Rua Ébano Pereira estará com o trânsito bloqueado para veículos.⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

Encerramento da Oficina de Música

No domingo termina a 43° edição da Oficina de Música de Curitiba. Um palco montado entre o Calçadão da XV e a Praça Osório recebe shows do Grupo Tupi Pererê; Trio Viola Quebrada; Grupo Awallonia e encerra com o coletivo de sopros e percussão curitibano, Bananeira Brass Band.

Novas parcerias

A Prefeitura lançou um novo edital de chamamento público para patrocinadores privados interessados em apoiar o Domingo no Centro em 2026 em troca de visibilidade institucional e contrapartidas de comunicação.

Os interessados em participar devem entregar seus envelopes de proposta no dia 20 de janeiro, presencialmente na sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, para concorrer aos lotes de patrocínio referentes aos meses de fevereiro e março. Já para os lotes de abril, maio e junho, a entrega das propostas está prevista para o dia 16 de março de 2026. Serão selecionadas as propostas que atenderem aos critérios estabelecidos para cada lote, considerando os itens obrigatórios e facultativos. O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

Um projeto coletivo

Criado em março, durante as comemorações dos 332 anos de Curitiba, o Domingo no Centro integra o programa Curitiba de Volta ao Centro — o maior projeto de revitalização da região central na história da cidade. A iniciativa reúne ações de segurança, modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.

O evento é resultado do trabalho conjunto de diversas secretarias e órgãos municipais, entre eles: Secretarias do Governo Municipal (SGM); do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); do Meio Ambiente (SMMA); de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); da Defesa Social e Trânsito (SMDT); da Comunicação (Secom); da Saúde (SMS); de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI); da Educação (SME); Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC); além da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação de Ação Social (FAS), Urbs, Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito (Setran).


Confira a programação completa do Domingo no Centro

PALCO

  • 10h: música mecânica
  • 11h: Família Folhas
  • 11h20: Grupo Tupi Pererê
  • 12h20: Trio Viola Quebrada
  • 13h20: Grupo Awallonia
  • 14h: Bananeira Brass Band

 TENDA FCC

  • 10h às 14h: Oficina Esculpindo Curitiba

 TENDA MEIO AMBIENTE

  • 9h às 15h: Feira de Adoção de Pets
  • 9h às 15h: Microchipagem
  • 9h às 15h: Orientações sobre Educação Ambiental

TENDA SAÚDE

  • 9h às 15h: Orientação e prevenção à dengue e saúde bucal, ações de prevenção ao tabagismo, entrega de autotestes
  • 9h às 15h: Orientações sobre aplicativo Saúde Já, barras de access, Auriculoterapia
  • 9h às 15h: Atividades Saúde Mental para crianças e adolescentes - Janeiro Branco

TENDA EDUCAÇÃO

  • 9h às 15h: Contação de história
  • 9h às 15h: Camarim de pintura

TENDA RMC

  • 9h às 15h: Exposição de empreendedores da RMC (Pinhais)
  • 9h às 15h: Exposição de produtos da RMC (Invest Paraná)

SINE MÓVEL

  • 9h às 15h: Encaminhamento para vagas de emprego
  • 9h às 15h: Programa Tarifa Zero

ÁREA DE LAZER 1 – AO LADO DO PALCO

  • 9h às 15h: jogos gigantes, xadrez de mesa, futebol de botão, tênis de mesa, xadrez gigante, kits de prática esportiva

TRÂNSITO

  • 9h às 15h: Ação educativa com óculos de realidade virtual
  • 9h às 15h: A Moto mais Mortal do Mundo” - Orientações gerais de segurança no trânsito, distribuição de antenas corta-pipa para motociclistas com moto no local e exposição

E mais: feira de artesanato, produtos de economia solidária, produtos Curitiba Sua Linda, foodtrucks, ônibus cartão transporte, exposição carros antigos, Van ABC do Trânsito, Espaço Empreendedor Móvel.