Com 42 boxes e bancas, o Mercado Regional Cajuru é uma opção fora do Centro para quem procura produtos como os do Mercado Municipal de Curitiba. Em 1,1 mil m², há frutas, verduras, legumes, bebidas, carnes, compotas, molhos, conservas, massas de alta qualidade.
“Atendemos até as 19h, o que possibilita ao consumidor sair do trabalho e vir às compras”, destaca o chefe da unidade, Luis Renato Mikosz.
Mensalmente, 62 mil visitantes passam pelo Mercado e são comercializados, em média, 260 toneladas de hortifrutigranjeiros. Moradores do Cajuru e dos bairros vizinhos já descobriram as facilidades do local e muitos são clientes fieis dos comerciantes.
O casal de corretores de imóveis Rosana Alves do Nascimento Cargnin, 52 anos, e Altair Ernesto Cargnin, 69, compra frutas e verduras no mercado semanalmente. “Sempre na mesma banca e desde que foi inaugurado”, destaca Altair. Nessa conta, já são sete anos e meio enchendo sacolas com frutas da estação e experimentando as novidades que os comerciantes apresentam.
“Gostamos de vir aqui pela qualidade dos produtos e pelo preço. Tem tudo o que precisamos em um só lugar”, afirma Rosana.
São 17 lojas e 25 bancas de hortifrutigranjeiros. Entre essas bancas, há opções de produtores rurais da Região Metropolitana de Curitiba e de um produtor de alimentos orgânicos. Os demais trazem seus produtos da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná).
Clientela exigente
A comerciante Iris Marialva Aparecida da Silva Potulski, 56 anos, conta que os produtos vendidos no Mercado Regional do Cajuru são de qualidade superior, pela exigência da clientela que se formou, extrapolando a região.
“Temos muitos compradores vindos do Mercado Municipal que exigem a mesma qualidade e variedade de lá. Passamos a incluir novas frutas e verduras que não tínhamos antes”, conta Iris.
Assim, mirtilos, framboesas, physalis, pitaias, lichias e outras frutas exóticas passaram a fazer companhia nas bancadas a bananas, laranjas, morangos, uvas, alfaces, brócolis.
Além dos hortifruti
Também é possível comprar itens de jardinagem, plantas, flores e mudas. Ou acessórios para o vestuário e calçados. Há uma loja de vinhos e queijos e outra de carnes e peixes. Outra loja lembra os antigos armazéns e vende produtos a granel, como farinhas, grãos e frutas cristalizadas. Na praça de alimentação, as opções são tapiocas e crepes e o restaurante por quilo.
Inaugurado em 14 de abril de 2012, o Mercado Regional Cajuru emprega 80 pessoas diretamente e outras 350 indiretamente. “Antes, a gente trabalhava no antigo Varejão do Capão da Imbuia, onde hoje é a Rua da Cidadania do Cajuru”, lembra Iris, que é feirante há 38 anos.
Serviço: Mercado Regional Cajuru
Endereço: Avenida Maurício Fruet, 1.880, Cajuru
Estacionamento gratuito
Horário de funcionamento: terça à sexta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 7h às 18h; domingo, das 7h às 12h. Nos feriados funciona conforme calendário de atendimento especial