Ir para o conteúdo
PRO Curitiba

Manutenção preventiva de ponte de madeira no Parque Tingui é concluída

Equipes da Prefeitura fazem a manutenção preventiva da ponte de madeira na Rua Professor Dário Garcia, no Parque Tingui. Curitiba, 10/12/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

A ponte de madeira da Rua Professor Dário Garcia, sobre o Rio Barigui, no Parque Tingui, passou por manutenção preventiva nesta quarta-feira (11/12). As equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas fizeram a recuperação do tablado da estrutura, que é utilizada diariamente por motoristas que circulam entre os bairros Santa Felicidade, São João e Vista Alegre.

Os trabalhos foram executados em meia pista, sem necessidade de bloqueio total da passagem. Segundo o engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem, João Vidal Filho, ações como essa são periódicas em pontes e passarelas da cidade e são fundamentais para evitar problemas futuros.

“Esse tipo de manutenção garante a durabilidade da estrutura e reduz riscos aos motoristas. Nosso objetivo é atuar antes que o desgaste comprometa a segurança”, ressalta Vidal.

Trabalho preventivo

A Prefeitura mantém equipes permanentemente mobilizadas para identificar e resolver problemas estruturais em pontes e passarelas. Além do trabalho preventivo, sempre que há tempestades mais fortes as equipes são acionadas para correções emergenciais.

De janeiro ao início de dezembro deste ano, já foram realizadas 169 manutenções em pontes e passarelas de diversos bairros.

Os serviços são executados pelas equipes do Distrito de Galerias do Departamento de Pontes e Drenagem e pelo Departamento de Edificações. A maior parte das demandas chega por solicitações da população.

Como solicitar serviços

Os pedidos podem ser feitos pelos canais oficiais da Prefeitura: telefone 156, Guia de Serviços no portal municipal, protocolos nas administrações regionais ou por proposições de vereadores. Após o registro, técnicos são enviados ao local para avaliar a situação. Caso a ponte ou passarela apresente risco, a área é interditada e sinalizada até que uma empresa contratada por licitação execute as obras necessárias.

Serviços de manutenção e implantação de pontes integram o PRO Curitiba maior programa de investimentos em infraestrutura da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões aplicados em pavimentação, drenagem e mobilidade urbana.