Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Camerata Antiqua

Mais de mil vozes vão se unir na 10ª Semana de Canto Coral em Curitiba

Mais de mil vozes vão se unir na 10ª Semana de Canto Coral em Curitiba. Foto: Daniel Castellano (arquivo)

Mais de mil pessoas passarão pelo palco da Capela Santa Maria de 1 a 7 de setembro. É a Semana de Canto Coral da Camerata Antiqua, que vem aí com apresentações diárias, mais de 40 grupos corais, bate-papo com regentes, palestras e workshops com grandes nomes da área, incluindo o regente japonês Ko Matsushita e a soprano Marília Vargas. 

Toda a programação terá entrada gratuita ou a preços acessíveis. Para os concertos, os ingressos custam R$ 2 e estão à venda pelo ZET (comprenozet.com.br). Já a parte pedagógica é gratuita. Mais informações no Guia Curitiba.

Além de uma série de concertos, a Semana de Canto Coral é um ponto de encontro entre culturas, estilos e gerações. "Cada edição é um marco para a cidade, pois conseguimos unir arte, memória e formação em um mesmo espaço, com acesso ao público e artistas de todas as idades", destaca Mara Campos, coordenadora do evento e regente titular do Coro da Camerata.

Homenagens unem passado e presente

Como já é tradição, o evento presta homenagem in memoriam ao compositor Henrique de Curitiba, nome essencial para a música erudita brasileira. Neste ano, a Semana também reverencia Samuel Kerr (1935–2024), um dos mais influentes regentes e educadores corais do país, cuja obra inspirou gerações.

Para homenagear a trajetória de Kerr, o evento promove a roda de conversa Eu Preparo Uma Canção, no dia 6 de setembro, às 16h, com participação de Gisele Cruz, Vicente Ribeiro e Janete Andrade, mediada por Mara Campos. A atividade é aberta ao público e não exige inscrição.

Presença internacional e formação

A edição de 2025 conta com a participação especial do maestro e compositor japonês Ko Matsushita, referência mundial em música coral. Matsushita abrirá o evento no dia 1º, regendo o Coro da Camerata Antiqua, e ministrará workshops voltados a regentes, monitores e coros do Programa MusicaR e do Programa Nosso Canto.

No encerramento da semana, Matsushita participa da palestra O Gesto e a Voz Coral, dia 7, às 10h, aberta ao público e sem necessidade de inscrição.

Outro destaque é a soprano Marília Vargas, responsável pelas orientações vocais diárias aos grupos participantes e por workshops especializados para diferentes formações corais.

Serviço

Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba – 10ª edição
1º a 7 de setembro
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Para os concertos, os ingressos custam R$ 2 e estão à venda pelo ZET (comprenozet.com.br). Mais informações no Guia Curitiba.

Abertos ao público, sem inscrição: 
Roda de Conversa Eu Preparo Uma Canção – 6/9, 16h às 17h30
Palestra O Gesto e a Voz Coral, do maestro e compositor Ko Matsushita – 7/9, 10h às 11h